Script = https://s1.trrsf.com/update-1770314720/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE

Bâdgir: o 'ar-condicionado' criado há milhares de anos

28 nov 2023 - 08h31
Compartilhar
Exibir comentários

Desde os primórdios, a humanidade tem desenvolvido ferramentas para lidar com as condições climáticas extremas, tornando a vida mais confortável. Um desses mecanismos é o bâdgir, uma espécie de "ar-condicionado da antiguidade" que ajudou os persas a se refrescarem em meio a temperaturas altíssimas.

Também conhecido como apanhador de vento, o sistema surgido há milhares de anos era usado em construções no território atualmente pertencente ao Irã. Localizada na parte mais alta de edifícios, a estrutura é semelhante a uma chaminé e realiza um trabalho parecido com o dos modernos equipamentos de refrigeração.

Estudos recentes a respeito desta tecnologia milenar sugerem que o catador de vento, outro nome pelo qual o método é chamado, reduz a temperatura interna dos imóveis em pelo menos 10 °C. Isso sem depender de qualquer fonte de combustível ou eletricidade.

(Fonte: Getty Images/Reprodução)
(Fonte: Getty Images/Reprodução)
Foto:  Getty Images/Reprodução  / Mega Curioso

Contando com diferentes versões, as estruturas de bâdgir se adaptavam ao estilo arquitetônico das casas e à direção do vento. Tais características influenciavam a altura da torre, a quantidade de aberturas para entrada e saída do ar e a disposição das lâminas internas e canais de direcionamento.

Como funciona o catador de vento?

Entrando pelas janelas no topo da torre, o vento fresco é conduzido para o interior do imóvel naturalmente, já que por ser mais frio e denso tende a descer. À medida que passa pelos canais, se distribui entre os cômodos através de frestas nas paredes, refrescando salas, quartos e os demais ambientes.

Segundo a BBC, algumas construções possuíam canais de água subterrâneos que também recebiam o ar fresco da parte mais alta da estrutura. Ao entrar em contato com a água, o vento se resfriava ainda mais, oferecendo uma maior redução da temperatura no ambiente.

Ao mesmo tempo, o ar quente do interior da habitação era levado para fora por meio da própria torre, garantindo a redução da temperatura inclusive se não estivesse ventando. O canal principal era dividido ao meio, com áreas específicas para a entrada do vento frio e a saída do quente, lembrando que o ar aquecido é menos denso e sobe.

Mesmo trazendo um grande alívio durante o calor escaldante do verão na antiga Pérsia, o bâdgir também podia ser fonte de alguns problemas. Além de captar o vento refrescante, as aberturas no alto da torre acabavam servindo de entrada para diferentes espécies de insetos, poeira e outros detritos do deserto.

Alternativa ecológica

Capaz de resfriar ambientes sem o uso de eletricidade e a emissão de gases poluentes, os catadores de vento persas podem se tornar uma alternativa para substituir o ar-condicionado convencional. Alguns países têm investido em versões modernas da antiga tecnologia.

Reino Unido e Estados Unidos estão entre os territórios nos quais é possível encontrar edificações usando a fonte ecológica de refrigeração. O Irã também mantém algumas torres de vento originais, que servem de exemplo para futuras construções.

Mega Curioso
Compartilhar

Comentários

As opiniões expressas nos comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do Terra.

Publicidade

Conheça nossos produtos

Seu Terra