Após a invasão da Ucrânia, a Rússia ameaçou mudar-se para a sua própria Estação Espacial: já aprovou o seu lançamento
Como resposta às sanções impostas, país quer deixar EEI até 2028 e migrar para uma estação só sua
A Estação Espacial Internacional não é eterna. Com sua aposentadoria programada para 2030 e o início da guerra contra a Ucrânia, a Rússia começou a desenvolver um plano para ter sua própria instalação em órbita. A ideia é iniciar as operações a partir de 2028, com um plano de lançamento já definido.
Embora ainda se trate de um projeto, Yuri Borísov, diretor da agência espacial russa Roscosmos, aprovou o plano de montagem para construir a Estação de Serviço Orbital Russa (ROSS). Espera-se que os cosmonautas russos se mudem para essa nova estação assim que a Rússia abandonar definitivamente a Estação Espacial Internacional.
A construção da estação espacial russa
De acordo com o plano, o primeiro módulo da instalação, um laboratório de 20 toneladas que também funcionará como módulo de energia, será colocado em órbita terrestre com um foguete Angará A5M. Esse lançamento está previsto para dezembro de 2027, a partir do cosmódromo de Vostochni.
Posteriormente, em junho de 2028, será enviado um nodo de conexão com uma eclusa de ar inclusa. Finalmente, em outubro de 2029, será colocado em órbita um módulo habitacional de 20 toneladas, completando a primeira fase de implantação da estação espacial.
Para acessar esta nova estação, serão utilizadas as naves tripuladas russas PTK Oriol, que têm seus primeiros voos programados para julho e outubro de 2028. Essas naves também servirão para renovar a tripulação a cada oito meses.
A partir de 2028, estão previstos os primeiros voos de ...
Matérias relacionadas
Peixe assustador surpreende mergulhadores próximo à superfície
Chuvas no Saara deixaram algo além das inundações: a vegetação se espalha pelo Sahel