Anvisa alerta sobre e-mails fraudulentos utilizando nome da agência
Agência orienta o público a denunciar e não clicar em links recebidos
A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) emitiu um alerta nesta segunda-feira (19), sobre a circulação de e-mails fraudulentos que estão sendo enviados em seu nome. Segundo a entidade, as mensagens falsas indicam a realização de vistorias em empresas, mas se tratam de uma tentativa de golpe.
De acordo com a nota divulgada, os e-mails fraudulentos utilizam o remetente vistoria@anvisa.gov.br e apresentam números de vistorias variados, o que reforça a aparência de autenticidade. Além disso, há relatos de outros e-mails falsos em nome da Anvisa tratando de temas como Procedimentos Operacionais Padrão (POP) e até solicitações de pagamento.
A Anvisa esclareceu que essas mensagens não são de sua autoria. "Esses e-mails não pertencem à agência, caracterizando, portanto, tentativa de fraude", afirmou a instituição.
Ainda segundo a Anvisa, os golpes envolvem uma técnica conhecida como e-mail spoofing, utilizada por hackers para se passar por uma pessoa ou organização legítima com o intuito de roubar dados.
"O objetivo do golpista é fazer o destinatário acreditar que o e-mail veio de uma fonte confiável, induzindo-o a clicar em links maliciosos, compartilhar informações sigilosas ou baixar arquivos que podem comprometer a segurança dos sistemas", explica a nota.
A agência recomenda que, ao receber esse tipo de mensagem, os usuários evitem clicar em links suspeitos e façam uma denúncia através dos canais oficiais de atendimento da Anvisa.