Anéis de latinhas podem ser risco para crianças, diz pesquisa
Os fabricantes de refrigerantes substituíram os anéis de abertura removíveis de suas latas por anéis que ficam presos ao abrir o produto, porque as crianças tinham o hábito de removê-los e jogá-los dentro da lata. Faziam isso para não jogá-los na calçada, e terminavam os engolindo ao tomar a bebida.
Mas ao que parece nem mesmo os novos modelos de anéis são imunes à ação das crianças. No dia 7 de março, um menino de sete anos foi levado a um pronto-socorro de Cincinnati com dores de estômago, depois de engolir um dos anéis de abertura fixos. É difícil localizar alumínio em um exame de raio-x, mas uma tomografia identificou a posição da peça em seu abdome.
Isso levou o Dr. Lane Donnelly, radiologista chefe do Centro Hospitalar Infantil de Cincinnati, a estudar outros relatórios sobre incidentes que envolviam anéis de abertura de latas de refrigerantes, e ele encontrou 19 outros casos que passaram por hospitais americanos desde 1993.
Apenas quatro dos anéis engolidos eram visíveis em raios-X, disse Donnelly, que apresentou suas conclusões em 20 de novembro na reunião anual da Sociedade Radiológica da América do Norte. E ainda que crianças mais jovens apresentem maior probabilidade de engolir objetos por acidente, a maior parte dos envolvidos nesse tipo de incidente eram adolescentes.
Robert Budway, presidente do Instituto dos Fabricantes de Latas, uma organização setorial, disse que o relatório o havia deixado intrigado. "Jamais havíamos ouvido falar disso", disse Budway. "Os anéis de abertura ficam presos à lata a menos que a pessoa os arranque, e não é tão fácil assim removê-los. São projetados e produzidos para ficar na lata".
Tradução: Paulo Migliacci ME