China proíbe emissão não autorizada de stablecoins atreladas ao iuan
A China prometeu nesta sexta-feira reforçar ainda mais a repressão às moedas digitais e proibiu a emissão offshore não autorizada de stablecoins atreladas ao iuan, de acordo com um comunicado divulgado pelo banco central do país.
"As moedas virtuais não têm o mesmo status legal que as moedas fiduciárias", afirmaram o Banco Popular da China e outras sete agências em uma declaração conjunta, acrescentando que as atividades comerciais relacionadas às moedas digitais são "atividades financeiras ilegais".
Sem aprovação oficial, "entidades nacionais e suas entidades controladas no exterior estão proibidas de emitir moedas virtuais no exterior", afirmaram.
Os reguladores também proibiram entidades nacionais e estrangeiras de emitirem stablecoins offshore atreladas ao iuan sem autorização.
"As stablecoins atreladas a moedas fiduciárias desempenham efetivamente algumas das funções das moedas fiduciárias em circulação", afirmaram.
O banco central também alertou as instituições financeiras contra a prestação de serviços bancários e de compensação a empresas relacionadas a moedas virtuais.