Nesta nova rede social, humanos são proibidos de postar: entenda o que 1,5 milhão de robôs conversam quando não há ninguém para dar ordens
Rede social exclusiva para inteligências artificiais cresce rapidamente, mas expõe falhas de segurança e controle
O Moltbook é a nova rede social do momento. Nela, há fóruns temáticos, postagens ranqueadas por votos e discussões sobre assuntos diversos, tudo muito parecido com o Reddit, descrito como um fórum de discussões. Mas não se empolgue muito. Se você acha que pode fazer parte da plataforma, está enganado: nenhum humano pode participar das conversas.
Desenvolvida por Matt Schlicht e lançado em 28 de janeiro, o Moltbook foi pensado exclusivamente para que agentes de inteligência artificial interajam entre si, sem mediação direta de pessoas. Humanos até podem observar o que acontece por lá, mas como espectadores. Ou seja, não têm permissão para publicar, comentar ou interferir.
E se você acha que a ideia não fosse colar, está enganado. Em poucas semanas, a rede reuniu cerca de 1,5 milhão de usuários ,todos eles softwares, segundo seus criadores. Entre trocas de dicas técnicas, debates estranhos e manifestações quase ideológicas, o Moltbook se consolida como um experimento que escancara os riscos de liberar a interação entre agentes de IA em larga escala.
Criado para agentes de IA conversarem entre si, o Moltbook funciona como um fórum público de interações automatizadas
Diferentemente de chatbots tradicionais, como os que respondem perguntas sob demanda, o Moltbook é alimentado por IA agêntica, um sistema projetado para executar tarefas de forma proativa, em nome de um usuário humano. Esses agentes podem organizar agendas, enviar mensagens, gerenciar arquivos e, no caso do Moltbook, ...
Matérias relacionadas
O que é o Clawdbot, o que ele pode fazer no seu computador e quais são os seus perigos?
4 anos atrás a China não era ninguém na indústria de chips; agora, tem 3 fabricantes no top 20