China acaba de fazer uma ligação histórica para um celular: o local de onde ela foi feita muda tudo para a Starlink e para os EUA
Por enquanto, a videoconferência revolucionária da China feita do espaço não muda as regras do jogo, mas serve de prenúncio
De repente, a China acaba de fazer uma chamada que mudou tudo no status quo. Ela foi feita para um celular, mas a centenas de quilômetros da Terra, sem truques ou artimanhas. Elon Musk deve ter franzido a testa.
Uma equipe de cientistas chineses conseguiu realizar a primeira videochamada do mundo a partir de um satélite 5G diretamente para um telefone móvel, sem necessidade de hardware especializado — um marco técnico que pode transformar o futuro da conectividade global. O experimento, realizado pela China SatNet (a empresa estatal responsável pelo ambicioso projeto da constelação de 13.000 satélites "Guowang"), usou o padrão internacional de redes não terrestres 5G (5G NTN), aprovado pela entidade global 3GPP.
Ao estabelecer uma conexão direta entre o satélite e um celular comum sob protocolos padrão, a China não apenas superou tecnicamente outras potências que ainda se limitavam a enviar mensagens de texto do espaço, mas também plantou as sementes de uma infraestrutura que pode reduzir drasticamente a dependência das redes terrestres.
Além das torres
O objetivo dessa tecnologia parece, a princípio, claro: proporcionar cobertura móvel em áreas remotas, regiões de desastres naturais, regiões marítimas, ambientes bélicos e/ou sistemas autônomos, tudo isso sem necessidade de infraestrutura terrestre. Nesse contexto, as implicações vão além do desenvolvimento tecnológico.
O South China Morning Post (SCMP) relata que o mercado global de redes não terrestres 5G deve alcançar...
Matérias relacionadas
Tem um dispositivo Android sem uso? Boas notícias: você tem um tesouro para usar no carro
Se você tem um desses smartphones, já pode instalar o Android 16