Script = https://s1.trrsf.com/update-1765224309/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE

ChatGPT lança Atlas, navegador com IA para desafiar Google Chrome; veja vídeo

Navegador funciona de forma semelhante ao AI Mode, do Google, e faz integração com o ChatGPT

21 out 2025 - 14h34
(atualizado às 15h36)
Compartilhar
Exibir comentários

A OpenAI anunciou nesta terça-feira, 21, o Atlas, primeiro navegador com inteligência artificial (IA) da empresa, em uma tentativa de rivalizar com o Google Chrome em busca do domínio no mercado. De acordo com Sam Altman, CEO da empresa, a ferramenta já está disponível pára o sistema operacional MacOS, da Apple, e deve chegar ao Windows em breve.

Atlas é o novo navegador da OpenAI
Atlas é o novo navegador da OpenAI
Foto: Alice Labate/Estadão / Estadão

O navegador da OpenAI trará uma experiência bastante diferente da que os usuários estão acostumados. Em vez de cliques e digitação, será possível interagir com a internet por meio de comandos de texto, como se estivesse conversando com o ChatGPT.

Ainda assim, o Atlas vai funcionar nos mesmos padrões que outros navegadores em sua estrutura de abas e janelas - incluindo um modo anônimo -, mas vai incluir ferramentas especializadas em IA.

Na demonstração feita pela empresa, o Atlas responde a comandos de forma semelhante ao ChatGPT. Na parte central, uma caixa de texto aparece para que o usuário possa digitar um prompt ou uma url. Nesse campo, é possível fazer uma busca semelhante ao Google, onde o usuário pesquisa pela palavra para chegar a um site.

A tela de início também informa qual é o modelo de IA que o sistema está usando - o padrão será o GPT-5. Ao fazer uma pesquisa, o Atlas gera um resultado em forma de resumo sobre o tópico, com uma resposta que não leva, inicialmente, a um site externo, parecido com o AI Mode do Google. Um menu na parte de cima pode ser acessado para mudar entre as opções de conteúdo: busca de links, imagens, vídeos e artigos de notícias.

Segundo a empresa, o navegador foi desenvolvido para que os usuários possam fazer mais perguntas orgânicas em suas buscas.

A ferramenta também tem um assistente na parte inferior de todas as páginas abertas no navegador, que pode ser acessado para perguntas ou tarefas comuns de IA. Esse assistente pode ser usado para pedir para o modelo corrigir textos, fazer resumos do site ou identificar alguma informação específica.

O navegador traz agentes de IA que vão integrar o ChatGPT ao serviço, para que o modelo possa fazer compras e marcar agendamentos, por exemplo. O recurso de agentes de IA será habilitado pelo usuário após a pesquisa.

Em outro exemplo, desta vez com o agente de IA no navegador, engenheiros acessaram um site de receitas e pediram ao assistente que adaptasse o prato para um número diferente de pessoas em relação à sugestão original. A partir das informações, os engenheiros pediram ao agente que comprasse os ingredientes necessários. A IA, então, abriu um site de supermercados e começou a escolher os produtos. O recurso, porém, está disponível apenas para usuários do ChatGPT Plus, Pro e contas empresariais.

O lançamento indica dois pontos importantes para a OpenAI manter a liderança no mercado da IA: a busca pelo seu modelo de negócios e o estabelecimento de uma referência sólida em todas as vertentes possíveis de IA na internet.

Com isso, a empresa encara o Google de frente com a promessa de uma ferramenta mais eficiente e integrado ao mesmo tempo em que mostra para outros navegadores ativos na área, como Perplexity, Brave, Arc e Sigma, que está trabalhando no segmento.

O anúncio parece ter tido pelo menos um desses efeitos: após a apresentação de Altman, as ações do Google caíram até 4% antes do fechamento do mercado americano.

Estadão
Compartilhar
TAGS
Publicidade

Conheça nossos produtos

Seu Terra












Publicidade