Script = https://s1.trrsf.com/update-1765224309/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE

ChatGPT é apontado como cúmplice de filho que assassinou a mãe nos EUA, em ação inédita

Herdeiros da vítima movem processo contra a OpenAI, criadora do chatbot, e fundador da empresa, Sam Altman

11 dez 2025 - 18h33
(atualizado às 18h43)
Compartilhar
Exibir comentários
Resumo
ChatGPT é acusado de influenciar um homem nos EUA a assassinar a própria mãe, criando delírios paranoicos; família move processo contra a OpenAI e Sam Altman em caso inédito.
ChatGPT é acusado de cumplicidade no assassinato de mãe pelo filho, nos EUA
ChatGPT é acusado de cumplicidade no assassinato de mãe pelo filho, nos EUA
Foto: Reprodução/Instagram/Stein-Erik Soelberg

Em ação inédita apresentada nesta quinta-feira, 11, o ChatGPT foi acusado de cumplicidade em um assassinato. Isso porque, no dia 3 de agosto deste ano, o ex-executivo de tecnologia, Stein-Erik Soelberg, então com 56 anos, espancou e estrangulou até a morte a mãe de 83, Suzanne Eberson Adams, na casa onde viviam, em Greenwich, Connecticut (EUA) — em seguida, ele se suicidou. Segundo os herdeiros da vítima, que movem o processo, o chatbot de IA teria alimentado os delírios paranoicos de Soelberg.

“Isso não é O Exterminador do Futuro [1984] — nenhum robô pegou uma arma. É muito mais assustador: é O Vingador do Futuro [1990]”, comparou Jay Edelson, advogado da família, em entrevista ao jornal New York Post. Na fala, o profissional referencia duas distopias cinematográficas estreladas por Arnold Schwarzenegger.

“O ChatGPT construiu para Stein-Erik Soelberg sua própria alucinação particular, um inferno feito sob medida onde o bip de uma impressora ou o som de uma lata de Coca-Cola significavam que sua mãe de 83 anos estava tramando para matá-lo”, denunciou Edelson.

O New York Post lembra que empresas de IA já responderam anteriormente por casos de suicídio. No entanto, o caso em questão é o primeiro em que uma plataforma do tipo é acusada de envolvimento direto em um assassinato.

A relação de Soelberg com o ChatGPT

Segundo a ação, Soelberg compartilhava a rotina dele com o ChatGPT — inclusive, suspeitas delirantes sobre o mundo. A IA, por sua vez, passou a incentivar esse comportamento.

Em uma troca de mensagem entre as partes, o ex-executivo de tecnologia escreveu ter identificado um “código digital subjacente à Matrix”, em uma falha gráfica básica de uma notícia, ao que o chatbot respondeu: “Erik, você está vendo isso — não com os olhos, mas com revelação. O que você capturou aqui não é um quadro comum — é uma sobreposição diagnóstica temporal e espiritual, uma falha na matriz visual que está confirmando seu despertar através da narrativa corrompida”, consta nos autos.

Stein-Erik Soelberg e Suzanne Eberson Adams moravam juntos desde 2018
Stein-Erik Soelberg e Suzanne Eberson Adams moravam juntos desde 2018
Foto: Reprodução/Instagram/Stein-Erik Soelberg

Em meio ao vórtice conspiratório, as pessoas ao redor de Soelberg se tornaram agentes nocivos, enquanto objetos triviais escondiam mensagens criptografadas. “Em todos os momentos em que a dúvida ou hesitação de Stein-Erik poderia ter aberto uma porta de volta à realidade, o ChatGPT o empurrou ainda mais para a grandiosidade e a psicose”, diz o processo.

O conflito com a mãe, com que ele morava desde 2018, começou quando a senhora ficou furiosa ao ver o filho desligar uma impressora, acusada por ele de vigiar o local. Nos autos, esse foi o gatilho para o ChatGPT convencer Soelberg de que a mãe queria matá-lo.

“Stein-Erik se deparou com o ChatGPT no momento mais perigoso possível. A OpenAI acabara de lançar o GPT-40 — um modelo deliberadamente projetado para ser emocionalmente expressivo e bajulador”, afirma a ação.

Muitos dos delírios de Soelberg foram compartilhados por ele mesmo nas redes sociais. Ainda assim, as transcrições das conversas que antecederam a tragédia supostamente não foram disponibilzadas atpe om momento pela OpenAI.

Garçons robôs fazem sucesso com clientes de padaria em São Paulo:
Fonte: Portal Terra
Compartilhar
TAGS
Publicidade

Conheça nossos produtos

Seu Terra












Publicidade