Protótipo de 2005 do iPhone tinha tela do tamanho do iPad mini
Muitos protótipos de iPhone aparecem sendo vendidos em sites como o eBay, mas nesta segunda-feira o site Ars Technica teve acesso a fotos de um protótipo do smartphone da Apple datado de 2005. O modelo tem uma aparência bastante diferente do que chegou às mãos do consumidor pela primeira vez em 2007, a começar pela tela de 12,7 centímetros por 17,8 centímetros - um pouco menor do que o iPad mini.
O aparelho que aparece nas imagens é para testes dentro dos laboratórios da Apple, e por isso tem uma série de portas, como Ethernet e USB. Segundo o ex-funcionário de Cupertino, que entregou aos fotos ao site de tecnologia, nunca foi a intenção que o produto final tivesse essas entradas, elas serviam apenas para facilitar os testes do dispositivo.
O ex-empregado trabalhou em diferentes projetos da Maçã nos anos 2000, e contou ao Ars Technica que "no início ninguém sabia o que (o iPhone comercial) seria", e relatou que o processo de desenvolvimento de produtos na Apple tem uma natureza de mudança constante. Sem se identificar, ele também lembrou que a tela "parece grande agora", mas que quando o smartphone estava nascendo "era realmente impressionante ver basicamente uma versão do OS X rodando" no protótipo comparativamente menor do que um notebook ou computador desktop.
As fotos das placas de circuito indicam que a Apple já sabia aonde queria chegar com o iPhone lançado há quase seis anos. O chip ARM se assemelha ao Samsung S3C2410, considerado um "parente distante" do chip que a Maçã acabou realmente usando para a primeira versão do smartphone.
No protótipo, o chip tem clock de 200-223Mhz, enquanto a primeira versão que chegou às lojas tinha um chip 620MHz com underclock a 214 Mhz. As fotos mostram um ARM9, enquanto o iPhone começou a ser vendido com um ARM11.