Anatel abre consulta sobre novos números de celulares
- Luciana Cobucci
- Direto de Brasília
Os números de celulares de todo o País podem passar a ter nove dígitos a partir de 2015. Toda a população brasileira pode opinar sobre o assunto em uma consulta pública aberta pela Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) nesta terça-feira. A consulta também poderá criar o código de área de chamada de longa distância 10, além do 11 já existente na Grande São Paulo.
De acordo com o presidente da Anatel, Ronaldo Sardenberg, a proposta de criar o DDD 10 em São Paulo será uma mudança sentida apenas no Estado. "A diferença é que quem fizer ligação de número fixo terá que saber se o DDD é 10 ou 11. Isso dobra a quantidade de números válidos de celular, já que poderá haver dois números iguais, com a diferença apenas que o DDD de um é 10 e o de outro, é 11", afirmou.
A previsão da Anatel é que a quantidade de números de celular disponíveis para São Paulo, estimada em nove milhões que estão em quarentena pelas operadoras, vão acabar em novembro deste ano. Por isso, de acordo com Sardenberg, a ideia de criar o novo código de área apenas para São Paulo é uma solução mais rápida e possível de ser implementada no curto prazo.
A princípio, a intenção da Anatel também é que esse novo DDD seja usado apenas nos números usados nos modens 3G. Assim, a ideia é facilitar e ganhar tempo até que os nove dígitos sejam implantados em todo o País. Em 2005, todos os números de telefone no Brasil passaram de sete para oito dígitos.