Script = https://s1.trrsf.com/update-1765905308/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE

Café de cocô realmente é mais gostoso: cientistas explicam o que diferencia esta iguaria que pode custar R$ 400 a xícara do grão tradicional

Iguaria é extraída das fezes de civeta, animal do sul e sudeste asiático

25 out 2025 - 11h54
(atualizado em 25/10/2025 às 12h12)
Compartilhar
Exibir comentários
Foto: Xataka

O Café Civeta, também chamado de Kopi Luwak, é uma das maiores iguarias no mundo do café. Extraído das fezes desses pequenos mamíferos presentes no sul e sudeste asiático, uma xícara pode chegar a custar até R$ 400, tornando-o um dos cafés mais caros do mundo. Apesar de exótico, a ciência tem uma justificativa do motivo dele ser tão delicioso em comparação com grãos tradicionais que não passam por esse "tratamento".

Publicado no Scientific Reports, pesquisadores revelaram que o grão que passa pelo sistema digestivo das civetas (ou musang) ganham algumas propriedades "a mais", como o aumento do teor de gordura e das concentrações de certos compostos aromáticos, tornando o sabor do café muito mais único.

Assim como o café de jacu, no Brasil, o grão é extraído das fezes desses animais e passam pela moagem. No entanto, a ciência ainda não sabe explicar o que de fato acontece no processo de fermentação dentro do sistema digestivo das civetas. Algumas pesquisas anteriores sugeriram que se trata da Gluconobacter, um gênero de bactéria encontrado nas fezes de civetas, mas não nas de outros animais.

O que sabemos, por essa nova pesquisa, é que o grão de café das civetas têm maior teor de gordura e níveis mais elevados de dois ésteres metílicos de ácidos graxos: éster metílico do ácido caprílico e éster metílico do ácido cáprico. Além disso, o grão apresenta níveis mais baixos de proteína e cafeína em comparação aos grãos tradicionais, o que pode explicar o baixo amargor do café em ...

Veja mais

Matérias relacionadas

Superetanol-E85: Estado vai converter 40 mil carros oficiais... e dar um tiro no próprio pé

A nova IA da OpenAI é tão boa que os criadores do ChatGPT estão sendo avisados pelo governo japonês

A Tesla quer que continuemos sonhando; já está oito anos atrasada, mas afirma que o Roadster "será um carro incrível porque desafiará as leis da física"

O segredo japonês de 700 anos para se aquecer e gastar menos energia

Pesadelo da casa conectada: pane na nuvem da Amazon fez até móveis improváveis perderem o controle durante a madrugada

Xataka
Compartilhar
TAGS
Publicidade

Conheça nossos produtos

Seu Terra












Publicidade