Bristol Myers faz parceria com Microsoft para detecção orientada por IA de câncer de pulmão
A farmacêutica Bristol Myers Squibb anunciou nesta terça-feira um acordo com a Microsoft para usar a plataforma de radiologia habilitada para inteligência artificial da empresa de tecnologia para ajudar a acelerar a detecção precoce de casos de câncer de pulmão.
A colaboração implantará algoritmos de IA de radiologia aprovados pela Agência de Alimentos e Medicamentos dos Estados Unidos (FDA, na sigla inglês) por meio da Precision Imaging Network da Microsoft, que analisa imagens de raios X e tomografia computadorizada para ajudar a identificar doenças pulmonares e é usada por hospitais nos EUA, disseram as empresas.
A Bristol Myers disse que as ferramentas podem ajudar médicos a identificarem nódulos pulmonares difíceis de detectar e a encontrar alguns pacientes em estágios iniciais da doença.
As empresas farmacêuticas têm recorrido cada vez mais à inteligência artificial para acelerar tarefas de pesquisa e desenvolvimento, apostando que novas ferramentas de modelagem e laboratórios automatizados podem aumentar a eficiência no lançamento de novos produtos.
Na semana passada, a AstraZeneca anunciou a compra da Modella AI, nos EUA, para acelerar a pesquisa de medicamentos oncológicos.