PUBLICIDADE

Brilho de luz vermelha nas costas por 15 minutos pode reduzir níveis de açúcar no sangue

Iluminação vermelha estimula a produção de energia nas mitocôndrias, levando ao aumento do consumo de glicose

6 mar 2024 - 10h24
(atualizado às 10h30)
Compartilhar
Exibir comentários
Glicemia: Mede a concentração de glicose (açúcar) no sangue.
Glicemia: Mede a concentração de glicose (açúcar) no sangue.
Foto: Marcelo Casal Jr - Agência Brasil / Flipar

Direcionar uma frequência específica de luz vermelha nas costas de uma pessoa por 15 minutos pode reduzir os níveis de açúcar no sangue, de acordo com um novo estudo. 

Os pesquisadores descobriram que 670 nanômetros (nm) de luz vermelha estimularam a produção de energia nas mitocôndrias — fábricas de energia das células — levando ao aumento do consumo de glicose. 

O experimento levou a uma redução de 27,7% nos níveis de glicose no sangue após a ingestão de glicose e reduziu o pico máximo de glicose em 7,5%. O estudo foi conduzido por cientistas da City, Universidade de Londres e UCL, e foi publicado no Journal of Biophotonics. 

Embora o estudo tenha sido realizado em indivíduos saudáveis, a técnica não invasiva e não farmacológica tem potencial para ter impacto no controle do diabetes após as refeições, pois pode reduzir as flutuações prejudiciais da glicose no sangue no corpo que contribuem para o envelhecimento.

 O que gera o calor do corpo humano? O que gera o calor do corpo humano?

Estudo

Para avaliar o impacto da luz vermelha de 670 nm na glicemia, os pesquisadores recrutaram 30 participantes saudáveis, que foram divididos em dois grupos: 15 no grupo da luz vermelha de 670 nm e 15 no grupo placebo (sem luz). Eles não tinham condições metabólicas conhecidas e não estavam tomando medicamentos.

Os voluntários fizeram um teste oral de tolerância à glicose e registraram seus níveis de glicose no sangue a cada 15 minutos durante duas horas. 

As pessoas que receberam exposição à luz vermelha 45 minutos antes de beber glicose, tiveram um nível de pico de glicose no sangue reduzido e uma redução na glicose total durante as duas horas.

“Nosso estudo mostrou que podemos usar uma exposição única de 15 minutos à luz vermelha para reduzir os níveis de açúcar no sangue após comer. A luz solar tem um equilíbrio entre o vermelho e o azul, mas agora vivemos em um mundo onde a luz azul é dominante porque, embora não a vejamos, as luzes LED são dominantes no azul. Isso reduz a função mitocondrial e a produção de ATP", disse Glen Jeffery, professor de neurociência no Instituto de Oftalmologia da UCL, em entrevista ao portal Sci Tech Daily. 

A exposição prolongada à luz azul é potencialmente tóxica sem o vermelho. A luz azul, por si só, tem um impacto negativo na fisiologia e pode causar distúrbios no açúcar no sangue, o que pode, a longo prazo, contribuir para o diabetes e prejudicar a saúde, diz o estudo. 

Fonte: Redação Byte
Compartilhar
TAGS
Publicidade
Publicidade