PUBLICIDADE

Beta do iOS para desenvolvedores agora pode ser testada de graça

A assinatura do Apple Developer Program deixou de ser pré-requisito para quem deseja instalar as versões fechadas de desenvolvedores dos sistemas operacionais

7 jun 2023 - 14h10
(atualizado às 17h22)
Compartilhar
Exibir comentários

A Apple acabou com a exigência de uma assinatura anual paga para acesso imediato a versões beta de desenvolvedores de seus sistemas. O Apple Developer Program custa US$ 99 (quase R$ 490, na cotação atual) e era pré-requisito para testar tudo em primeira mão.

Com o fim da necessidade, qualquer pessoa pode se inscrever como desenvolvedor para baixar as versões mais recentes do software da Apple sem pagar nada. O benefício inclui os lançamentos recentes: iOS 17, iPadOS 17, macOS Sonoma, watchOS 10 e tvOS 17.

O acesso permite baixar ferramentas de desenvolvimento do Xcode, testes de recursos ainda não implementados, acesso aos fóruns de desenvolvedores da Apple e assistente de feedback para enviar bugs ou sugestões.

Foto: Divulgação/Apple / Canaltech

A decisão explica porque tantas pessoas foram contempladas com o acesso antecipado da Beta do Desenvolvedor do iOS 17 no iPhone. A versão pública estava prevista para o mês de julho apenas, então muita gente pensou se tratar de um engano ao ver que o software estava disponível para download tão cedo.

Quem pode receber versões de teste do iOS?

Para participar da fase de testes, basta acessar o site do programa (developer.apple.com/programs) e inscrever o seu ID Apple. A partir disso, você decidirá se quer baixar os softwares em desenvolvimento ou se aguarda pela versão pública.

Não é preciso fazer nenhum tipo de comprovação de atividade ou vínculo empresarial. Essa medida deve democratizar o acesso aos testes iniciais da Maçã, o que deixará curiosos, jornalistas e desenvolvedores independentes em igualdade.

O plano pago ainda será mantido com as tradicionais vantagens, tais como acesso completo a todas as ferramentas de criação de apps, distribuição de softwares na App Store, lançamento de extensões para o Safari, bem como recursos avançados de programação.

Ou seja, os desenvolvedores ainda precisarão pagar para conseguir lançar suas soluções no ecossistema da empresa. Mesmo assim, é bom ver que mais pessoas poderão experimentar as versões iniciais dos SOs da Gigante de Cupertino.

Trending no Canaltech:

Canaltech
Compartilhar
Publicidade
Publicidade