PUBLICIDADE

Asteroide de um metro causa clarão na França e no Reino Unido; assista

Objeto foi descoberto apenas algumas horas antes de entrar na Terra, mas especialistas dizem que fenômeno é comum

13 fev 2023 - 10h25
Compartilhar
Exibir comentários
Asteroide causou clarão em partes da França e Reino Unido
Asteroide causou clarão em partes da França e Reino Unido
Foto: Reprodução/Twitter

Um asteroide provocou clarão em partes do Reino Unido e da França após entrar na atmosfera terrestre na madrugada desta segunda-feira (13), por volta da meia-noite do horário de Brasília. 

O objeto, denominado Sar2667, foi descoberto apenas horas antes de entrar na Terra e explodir pelo Canal da Mancha, mas o astrofísico americano Mark Boslough afirmou ao portal Wales Online que é comum asteroides assim aparecerem várias vezes no ano. 

Boslough também disse que essa foi a primeira vez na história que o fenômeno ocorre em área povoada e com antecedência suficiente para análise de dados – cerca de quatro horas. 

O astrofotógrafo amador, Tom Williams, do Reino Unido, já tinha postado em seu perfil do Twitter um alerta sobre a chegada do asteroide. No post, que foi publicado por volta das 20h do horário de Brasília, ele diz que o fenômeno seria seguro e aconteceria por volta das 00h para o Brasil, o que corresponde a 3h no horário local. 

"O tamanho do objeto é de cerca de um metro e deve aparecer tão brilhante quanto a Lua momentaneamente quando entra na atmosfera", afirma Williams.

Vários moradores registraram o momento e compartilharam as imagens do asteroide em suas redes sociais. Veja:

Fonte: Redação Byte
Compartilhar
TAGS
Publicidade
Publicidade