Apps e despertadores divertidos ajudam a acordar cedo
Para alguns, acordar cedo é uma batalha diária. Os despertadores de celulares, às vezes mais práticos que os de cabeceira, vieram para ajudar os dorminhocos a não perder o horário. No entando, a função snooze, ou "soneca" - aquela que permite ao dono do aparelho dormir mais cinco ou 10 minutos, repetindo o alarme depois desse tempo - pode ser uma armadilha. Há quem pressione o botão várias vezes sem perceber, dormindo horas a mais do que deveria.
Na luta contra a preguiça, a tecnologia pode ser uma aliada. Confira aplicativos e despertadores que têm recursos inovadores, divertidos e - às vezes - irritantes, para garantir que os usuários saiam da cama no tempo certo.
2 + 2 = 5
Se matemática já é uma dificuldade para muita gente, fazer contas logo ao acordar pode ser impossível para algumas pessoas. É nisso que aposta o aplicativo Alarm Clock Plus. Quando o despertador toca, ele obriga o usuário a resolver uma equação matemática para desligar ou ser colocado no modo soneca. A primeira é uma conta simples, mas a dificuldade aumenta à medida que quem dorme insiste em pedir mais tempo de sono. O Alarm Clock Plus pode ser baixado gratuitamente na Google Play, loja do sistema operacional Android.
Vergonha na redeA empresa japonesa Eureka resolveu combater a preguiça com outro sentimento humano: o medo de passar vergonha. O aplicativo de despertador Okite é conectado com a conta de Twitter do usuário e faz com que mensagens constrangedoras sejam tuitadas em seu perfil toda a vez que botão soneca é ativado. "Estou vestido de marinheiro no momento" e "não existem pessoas tão talentosas quanto eu no mundo" são algumas das mensagens que os seguidores do usuário lerão quando ele resolver dormir um pouco mais. O Okite é gratuito na App Store mas, até agora, só tem versão em japonês.
Sacudindo o sono
Fazer movimentos bruscos ao acordar pode ser complicado, mas um aplicativo de despertador exige justamente isso. Para desligar o som do despertador ou acionar o modo soneca, o Wake n Shake obriga o usuário a sacudir o iPhone até que uma barra vermelha seja carregada - e o esforço não é pouco. O aplicativo pode ser baixado na App Store por US$ 1,99. A versão Nap é gratuita e feita para sonecas rápidas. Ambos só possuem versão em inglês.
Soneca custa caro
Dinheiro move o mundo e pode mover pessoas para fora da cama - mesmo um dinheiro fictício. O Wake or Pay é um aplicativo de despertador que aposta no capitalismo. O usuário, quando baixa o app, recebe uma quantidade determinada de moedas douradas. Cada vez que ele aperta o botão de soneca, é preciso pagar uma quantia. Quanto mais a soneca é acionada, mais cara ela fica. Mas acordar cedo também tem recompensas: quando o usuário não pressiona o snooze nenhuma vez, ele recebe moedas como prêmio. O Wake or Pay pode ser baixado gratuitamente na App Store em verão em inglês.
Sono na mira
Os preguiçosos estão na mira do despertador Alvo, criado pela empresa brasileira de design Imaginarium. O aparelho tem o formato de um boneco vermelho segurando, sobre a cabeça, um alvo redondo, e vem acompanhado de um controle com laser. O despertador só para de tocar quando o dono conseguir apontar o raio laser no centor do alvo.
Exercício matinal
O Haltere, também da Imaginarium, traz a academia para a cabeceira da cama. Em formato desses pesos de academia, como o nome sugere, o despertador só para de tocar se o dono fizer exercícios com o aparelho. Existem duas versões, a atlética, que exige 30 movimentos, e a preguiça, mais bondosa, que só pede um.