Apple deve anunciar mais aparelhos em outubro; veja o que esperar
Atualizações devem incluir iPad Pro com chip M5, MacBook Pro, Apple TV 4K e Vision Pro melhorasdo, em meio a mudanças na liderança da Apple
A Apple se prepara para uma série de lançamentos em outubro, com expectativa de novos iPads, MacBooks e revisões de produtos como Apple TV e Vision Pro. A movimentação ocorre em meio a mudanças na diretoria e planos de sucessão do CEO Tim Cook. As informações são do jornalista Mark Gurman da Bloomberg, especialista em produtos Apple.
A expectativa é que a maratona de lançamentos traga principalmente atualizações pontuais, em vez de mudanças radicais em produtos já consolidados. O iPad Pro, por exemplo, deve receber o chip M5, substituindo o modelo M4, e será o primeiro tablet da marca a vir com iPadOS 26, que permite organizar janelas em mosaico. O lançamento pode ocorrer nas próximas duas semanas.
Os estoques do iPad Pro M4 estão baixos nas lojas e os envios online foram adiados até 21 de outubro, o que indica que a Apple está se preparando para a chegada do novo modelo.
Para os MacBooks, a previsão é de um lançamento limitado do modelo Pro com chip M5. Versões mais avançadas, M5 Pro e M5 Max, devem chegar apenas em 2026. As atualizações podem incluir telas OLED e redesign da webcam.
Um MacBook Air mais barato, com chip baseado no iPhone, ainda não tem previsão concreta de lançamento. O foco da Apple parece estar em produtos com maior impacto, como o chip M5 e o Vision Pro atualizado.
O headset Vision Pro deve ganhar uma versão melhorada, com chip mais rápido e alça aprimorada. O projeto de um modelo mais leve, chamado Vision Air, foi suspenso temporariamente. A empresa segue desenvolvendo óculos inteligentes para competir com a Meta.
Além de iPads, MacBooks e headset, a Apple deve lançar novos AirTags (pequenos rastreadores da marca) com maior alcance, uma atualização da Apple TV 4K com chip A17 Pro e melhorias em dispositivos de casa inteligente, como o HomePod mini.
Alguns desses produtos devem trazer recursos de inteligência artificial (IA), acompanhando tendências do mercado, embora o uso prático ainda seja limitado, especialmente na Apple TV.4
Mudanças na liderança
A diretoria da Apple segue estável, mas a saída do COO Jeff Williams e a incerteza sobre o chefe de IA, John Giannandrea, indicam mudanças no comando e atenção à sucessão de Tim Cook, de acordo com Gurman.
Cook, que completará 65 anos em breve, ainda não tem um sucessor definido. John Ternus, chefe de engenharia de hardware, é apontado como o principal nome para assumir a liderança no futuro. Ele tem ganhado destaque em lançamentos como o iPhone 17 e novos Macs, e conta com a confiança de Cook.
Os resultados do quarto trimestre de 2025, previstos para 30 de outubro, devem trazer os primeiros dados sobre o desempenho do iPhone 17 e outros lançamentos.