Apertado de xixi? Teste do suposto melhor robô do mundo vira piada
Construído pela empresa chinesa Unitree Robotics, bot tem 1,80 m de altura e pesa aproximadamente 45 quilos
O recém-revelado humanoide H1, construído pela empresa chinesa Unitree Robotics, foi anunciado como o "humanoide de uso geral mais poderoso do mundo". Ele tem 1,80 m de altura, pesa aproximadamente 45 kg e a velocidade de sua caminhada chega a 5,47 km/h.
Segundo a empresa, este é o robô de maior desempenho de potência do mundo, quando comparado a robôs semelhantes a este.
A empresa não deu uma data oficial de lançamento para o H1, mas quer que o robô esteja disponível para compra nos próximos 3 a 10 anos por um preço em torno de U$ 90.000.
Em seu vídeo promocional, um engenheiro da Unitree tenta chutar o H1 enquanto ele caminha pela rua, sem sucesso, pois o robô recupera o equilíbrio toda vez.
Mas, após ser revelado em um vídeo nas redes sociais, muitos internautas brincaram que esse bot ao estilo "Exterminador do Futuro". "Parece que está "freneticamente tentando encontrar o banheiro mais próximo", escreveu um internauta.
"Precisa de lordose para poder endireitar as pernas sem tombar para a frente", brinca outro usuário em um tweet.
Looks like it's frantically trying to find the nearest public toilet
— Oli Norwell (@OliNorwell) August 15, 2023
No mês passado, a empresa Unitree, uma das principais desenvolvedoras de robôs quadrúpedes, compartilhou imagens de outra de suas criações: um possível "animal de estimação do futuro" na forma de um cão robô assustador, capaz de falar e colocar-se de cabeça para baixo.
Chamado de Go2, ele também pode subir escadas, brincar de pega-pega, emitir música por um alto-falante embutido e até tirar fotos sob comando, que são enviadas direto para o smartphone do proprietário.
Também é equipado com uma câmera de profundidade e LiDAR, uma tecnologia de sensoriamento remoto que usa luz refletida para criar modelos 3D e mapas de objetos próximos.
Com suas quatro patas e agilidade animal, o Go2 é semelhante ao Spot, o robô canino da empresa norte-americana Boston Dynamics .
A Unitree e a Boston Dynamics são duas das maiores rivais na indústria de robótica, embora a primeira tenha se concentrado mais em modelos de consumo comercialmente disponíveis a preços mais acessíveis.
Spot, a criação de robôs mais famosa da Boston Dynamics, foi colocada à venda pela primeira vez em 2020 e custa US $75.000.