Script = https://s1.trrsf.com/update-1765905308/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE

Apagão na AWS: serviços voltam a piorar no final da manhã e falha global se prolonga

Erro no serviço de nuvem da Amazon começou por volta das 4h da manhã e persiste sem previsão de ser completamente solucionado

20 out 2025 - 13h32
(atualizado às 19h50)
Compartilhar
Exibir comentários

Serviços afetados pelo apagão da AWS nesta segunda-feira, 20, estão apresentando instabilidade e retornando a picos de mau funcionamento ainda piores do que os registrados no início do problema, informou o site de monitoramento Downdetector. O erro, que gerou a queda de diversas ferramentas baseadas no sistema de nuvem da Amazon, começaram por volta das 4h da manhã (horário de Brasília).

Serviços como Pinterest, Snapchat, Venmo, Tidal, Life360, Apple Music, Mercado Pago e Wellhub registraram picos maiores de reclamação e instabilidade horas depois de ter apresentado uma leve melhora em suas ferramentas.

Um gráfico do Downdetector que registra as atividades da AWS como um todo também registrou a tendência. Depois do início dos problemas, a Amazon afirmou por volta das 6h20 que estava mitigando problemas, e os números de reclamações da empresa diminuiu na plataforma.

Às 7h20, os problemas voltaram a aumentar e, desde então, a AWS registra picos de instabilidade e mau funcionamento segundo a plataforma de monitoramento.

Enquanto alguns serviços deram sinal de melhora - para, logo em seguida, registrar novos problemas - outras ferramentas nunca tiveram suas atividades normalizadas desde o início dos problemas. O PicPay, por exemplo, está com seu funcionamento afetado desde as primeiras horas da manhã, além e Stone e iFood.

"Podemos confirmar erros significativos na API e problemas de conectividade em vários serviços na região US-EAST-1?, afirmou a Amazon sobre os problemas recorrentes. A companhia classificou o status da situação como "em deterioração", que indica um viés negativo na evolução do problema.

Por que um problema na AWS afeta tantos sites?

Um problema na AWS afeta tantos sites porque ela funciona como a principal base da internet. A AWS é o maior provedor de infraestrutura de serviço de nuvem do mundo — de acordo com a consultoria Gartner, a AWS tem 37% do marketshare global.

Isso significa que uma gigante parte da rede depende dela para funcionar, desde redes sociais e jogos até bancos e lojas online. Por isso, quando há falha nos serviços da AWS, o impacto é imediato e visível para milhões de usuários, especialmente porque a empresa está à frente de concorrentes como Microsoft Azure e Google Cloud.

O efeito se torna ainda maior porque muitas empresas compartilham os mesmos sistemas da AWS, então, mesmo que a falha dure pouco tempo, os sites e apps que dependem desses sistemas podem parar de funcionar ou ficar muito lentos.

Estadão
Compartilhar
TAGS
Publicidade

Conheça nossos produtos

Seu Terra












Publicidade