AMD mostra novo chip de IA de alto desempenho na CES
Lisa Su, presidente-executiva da AMD, apresentou vários chips de IA da empresa na segunda-feira, durante a feira CES em Las Vegas, incluindo seus avançados processadores de IA MI455, que são componentes dos racks de servidores de data center que a empresa vende para empresas como a OpenAI, criadora do ChatGPT.
Su também apresentou o MI440X, uma versão do chip da série MI400 projetada para uso local em empresas. A chamada versão empresarial foi projetada para se integrar a infraestruturas que não são especificamente voltadas para clusters de IA. O MI440X é uma versão de um chip anterior que os EUA planejam usar em um supercomputador.
A AMD é uma das principais rivais da Nvidia, mas tem tido dificuldades para alcançar o mesmo sucesso. Em outubro, a AMD firmou um acordo com a OpenAI que, além dos benefícios financeiros, representou um importante voto de confiança nos chips e softwares de IA da AMD. No entanto, é improvável que isso abale o domínio da Nvidia, já que a líder de mercado continua vendendo todos os chips de IA que consegue produzir, afirmaram analistas.
No evento de segunda-feira, o presidente da OpenAI, Greg Brockman, juntou-se a Su no palco e afirmou que os avanços em chips eram cruciais para as vastas necessidades de computação da OpenAI.
Visando as necessidades futuras de empresas como a OpenAI, Su apresentou o MI500 e afirmou que ele oferece desempenho 1.000 vezes superior ao de uma versão anterior do processador. A empresa informou que os chips serão lançados em 2027.
No evento, Su recebeu Daniele Pucci, presidente-executivo da Generative Bionics, uma desenvolvedora italiana de IA, que apresentou o GENE.01, um robô humanoide.
"Nosso primeiro robô humanoide comercial será fabricado no segundo semestre de 2026", disse Pucci no evento.
No início da segunda-feira, a Nvidia apresentou sua plataforma Vera Rubin de última geração, composta por seis chips separados. O presidente-executivo Jensen Huang afirmou que a produção já está em pleno andamento e que o lançamento está previsto para o final deste ano.
Em outubro, a AMD firmou um acordo com a OpenAI, criadora do ChatGPT, que adicionará bilhões de dólares à receita anual da empresa. A primeira implementação de chips de IA que incorporam a série MI400 da AMD ocorrerá ainda este ano. A Nvidia gerou dezenas de bilhões de dólares em receita trimestral com a venda de seus chips de IA, um feito que a AMD tem lutado para alcançar até o momento.
A OpenAI é um cliente importante da AMD e os executivos da empresa sediada em Santa Clara, Califórnia, esperam que o acordo resulte em um aumento significativo nas vendas.
Também na segunda-feira, a AMD lançou seus processadores Ryzen AI Série 400 para PCs com inteligência artificial, juntamente com os chips Ryzen AI Max+ para inferência local avançada e jogos. A Intel realizou um evento de lançamento.
O evento anterior foi para seus chips Panther Lake, os quais, segundo a empresa, estariam disponíveis para encomenda na terça-feira.