Script = https://s1.trrsf.com/update-1790713512/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE
Publicidade

Alicia Martínez, especialista em limpeza: "Para deixar a casa sempre com cheiro bom, borrifo este aromatizador caseiro nas cortinas"

Três ingredientes simples para limpar cortinas, sofás e outros tecidos

14 ago 2026 - 16h44
(atualizado em 15/8/2026 às 17h16)
Compartilhar
Exibir comentários
(Reprodução/Xataka)
(Reprodução/Xataka)
Foto: Xataka

O objetivo final de qualquer faxina é sempre deixar a casa cheirando bem. Mas isso nem sempre depende de passar pano ou tirar o pó, e geralmente inclui um toque especial: um cheirinho.

Existem elementos que acumulam odores quase sem que percebamos, especialmente tecidos como cortinas, sofás ou almofadas, capazes de absorver o aroma da cozinha, dos animais de estimação ou até mesmo do ar que entra pela rua.

A especialista em limpeza Alicia Martínez, conhecida nas redes sociais como @aly_deco_home, compartilhou um de seus truques favoritos para perfumar a casa com um aroma semelhante ao de roupas recém-lavadas.

É um aromatizador têxtil muito simples de preparar que, como ela explica, pode ser pulverizado emcortinas, sofás, colchões, cabeceiras estofadas ou qualquer outro tecido da casa.

A fórmula secreta

Para prepará-lo, são necessários apenas três ingredientes: 200 ml de água, 200 ml de álcool e 100 ml de amaciante. Basta misturar bem os três líquidos e despejá-los em um pulverizador limpo. O resultado é um spray que ajuda a renovar os tecidos e deixa um cheiro agradável sem recorrer a fragrâncias excessivamente intensas.

Martínez recomenda sempre aplicar levemente, sem encharcar as superfícies. Dessa forma, o perfume é distribuído uniformemente e o álcool promove uma rápida evaporação, para que os tecidos não fiquem molhados por muito tempo. A água atua como base da mistura e o amaciante é responsável por aquele cheiro característico de roupa limpa.

A criadora de ...

Veja mais

Matérias relacionadas

Ô espião mais burro do mundo é russo e foi descoberto por causa de um par de bexigas

"Quando você coloca a sua casa em ordem, você coloca a sua vida em ordem": as dicas de Marie Kondo para melhorar a sua produtividade

Neurocientistas concordam: "Reggaeton é a música que ativa mais partes do cérebro, ainda mais do que a música clássica"

Reino Unido queria instalar cabo submarino de 430 milhões de libras: fãs de Harry Potter mudaram o plano porque ele "pisava no túmulo de Dobby"

Ilhas Galápagos tinham um problema com 140 mil cabras invasoras e resolveram isso de forma inusitada: enviando mais 700 cabras

Xataka
Compartilhar
TAGS

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.

Publicidade
Meu Terra