Script = https://s1.trrsf.com/update-1765905308/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE

Alcatraz foi fechada há 60 anos. Agora Trump quer reabrir a prisão mais cara dos EUA

Símbolo do encarceramento em massa no século XX, Alcatraz foi desativada em 1963 por inviabilidade operacional. Agora, Donald Trump propõe reativar o local para deter "os criminosos mais cruéis da América" — reacendendo discussões sobre o modelo penal dos Estados Unidos.

8 mai 2025 - 19h27
(atualizado em 8/5/2025 às 10h27)
Compartilhar
Exibir comentários
Foto: Xataka

Construída sobre uma ilha rochosa na Baía de São Francisco, Alcatraz foi, por décadas, o destino de presos considerados perigosos demais para o sistema penal tradicional.

Inaugurada como prisão federal em 1934, o local operava sob rígido esquema de segurança, com vigilância contínua e isolamento físico quase absoluto. Fechada em 1963 por motivos financeiros e estruturais, Alcatraz acabou transformada em ponto turístico e símbolo controverso da política penal norte-americana.

Agora, mais de 60 anos depois, a prisão voltou ao noticiário após uma declaração do ex-presidente dos Estados Unidos, Donald Trump. No último domingo (4), ele publicou em sua rede Truth Social:

"RECONSTRUA E ABRA ALCATRAZ!"

Na postagem, Trump afirmou que está instruindo o Departamento Federal de Prisões (BOP) a reabrir o local para abrigar "os criminosos mais cruéis e violentos da América".

A proposta reacendeu debates sobre o papel de prisões de segurança máxima, os custos desse modelo e os simbolismos políticos envolvidos.

Do forte militar à prisão de segurança máxima

A história da ilha de Alcatraz começa como instalação militar em meados do século XIX. Já servia como espaço de detenção durante a Guerra Civil dos EUA, mas se consolidou como penitenciária federal a partir de 1934. O objetivo era claro: criar uma unidade isolada e com controle rígido, destinada a internos considerados problemáticos ou com histórico de fugas.

A estrutura da prisão — combinada à geografia da ilha e às águas geladas ...

Veja mais

Matérias relacionadas

EUA se reconcilia com Ucrânia; como presente, enviaram aviões F-16 que são incapazes de voar

O Japão encontrou o número ideal de filhos por mulher para evitar a extinção demográfica: dois terços do planeta estão muito longe disso

É uma das séries de ficção científica mais fascinantes que já vi, do criador de "Ex-Feiticeiros" e você a encontra em streaming.

Aconteceu algo extraordinário na Ucrânia: pela primeira vez, uma lancha não tripulada derrubou aviões de combate russos

Só o sinal de Deus online: Vaticano toma atitude extrema para manter sigilo do conclave

Xataka
Compartilhar
TAGS
Publicidade

Conheça nossos produtos

Seu Terra












Publicidade