Airbnb modera previsão para o 1º tri devido ao câmbio e à base de comparação
A plataforma Airbnb divulgou nesta quinta-feira um aumento na receita trimestral, com a demanda por viagens internacionais ainda forte, embora tenha projetado crescimento mais lento no primeiro trimestre devido às bases de comparações fortes ano a ano e a um dólar mais valorizado.
A empresa de aluguéis por temporada disse estar se beneficiando do crescimento contínuo na América Latina e da demanda sustentada por viagens internacionais nas regiões Ásia-Pacífico e Europa, Oriente Médio e África.
O Airbnb projetou receita de US$2,23 bilhões a US$2,27 bilhões no primeiro trimestre, aumento de 4% a 6% na comparação com o ano anterior. A empresa disse que, nesse período no ano passado, o crescimento da receita se beneficiou da temporada de Páscoa e da inclusão de um dia devido ao ano bissexto.
O dólar valorizado também está tornando mais caro para empresas multinacionais como o Airbnb converter os lucros apurados no exterior em dólares. Em janeiro, o índice do dólar norte-americano atingiu uma máxima em dois anos.
A expectativa é de que a tarifa média diária, ou o custo por noite, diminua ligeiramente no primeiro trimestre na comparação anual devido às taxas de câmbio.
Excluindo o impacto do calendário e da taxa de câmbio, o Airbnb prevê que sua receita aumente na faixa de 10% a 12% em relação ao ano anterior.
O Airbnb também disse que planeja investir de US$200 milhões a US$250 milhões para lançar e ampliar novos negócios durante o ano. A receita da companhia aumentou 11,8%, para US$2,48 bilhões, no quarto trimestre encerrado em 31 de dezembro.
