Script = https://s1.trrsf.com/update-1765905308/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE

Agora sabemos de onde a China obtém os chips de IA que os EUA lhe negam: no mercado de segunda mão

É muito difícil para os EUA controlar mercados secundários e rotas paralelas de importação. A Administração do Ciberespaço da China decidiu investigar minuciosamente o chip H20.

1 ago 2025 - 15h06
(atualizado em 1/9/2025 às 09h12)
Compartilhar
Exibir comentários
Foto: Xataka

O governo dos EUA vem fazendo tudo o que pode há mais de três anos para impedir que empresas e organizações de pesquisa chinesas obtenham os chips de inteligência artificial (IA) mais avançados produzidos pela NVIDIA, AMD, Cerebras e outras. Esse é o objetivo das restrições à exportação dessas GPUs aprovadas pelo Departamento de Comércio, o órgão fiscalizador do governo.

Apesar dos esforços do governo dos EUA, chips de IA de ponta continuaram a chegar à China, embora seja razoável supor que sejam em quantidades inferiores às exigidas pelas empresas que desenvolvem modelos de IA em larga escala. Isso ocorreu principalmente por meio de mercados secundários e rotas de importação paralelas na Índia, Malásia e Cingapura, onde a capacidade de operação dos EUA é muito limitada.

A NVIDIA obteve a licença de exportação necessária para vender sua GPU H20 AI na China, mas o governo chinês proibiu o chip. Isso ocorre porque a Administração do Ciberespaço da China, principal órgão regulador da internet do país, está investigando minuciosamente a GPU, suspeitando que ela possa conter uma backdoor difícil de detectar por especialistas chineses. Se for o caso, os EUA poderiam espionar a China usando esse chip.

A China está adquirindo as melhores GPUs NVIDIA no mercado de segunda mão

A China já tem três alternativas muito claras à NVIDIA. Cambricon Technologies, Huawei e Moore Threads são os três designers chineses de chips de IA mais bem posicionados para conquistar o mercado da NVIDIA ...

Veja mais

Matérias relacionadas

Programador sobre os colegas que recorrem à IA: "Não me importa como o código chegou ao seu ambiente de desenvolvimento, quero que você se importe"

Intel acredita que apoio do governo dos EUA sairá muito caro: empresa se prepara para possível fracasso em outros países

Esta loja ficou 16 anos "parada no tempo" e vende placas de vídeo antigas

Os navegadores se preparam para a transformação mais radical de sua história: agentes de IA que farão tarefas completas em nosso lugar

TV 3.0 vai deixar a TV aberta com cara de serviço de streaming

Xataka
Compartilhar
TAGS
Publicidade

Conheça nossos produtos

Seu Terra












Publicidade