PUBLICIDADE

Ação do Facebook tem estreia modesta na bolsa

Compartilhar

Por Alexei Oreskovic

SAN FRANCISCO, 18 Mai (Reuters) - As ações do Facebook subiam menos que o esperado no primeiro dia de negociações nesta sexta-feira e um alto volume de ordens de compra e venda causou problemas técnicos que manchou a festa da rede social em sua oferta pública (IPO, na sigla em inglês).

As ações chegaram a subir 18 por cento na máxima, mas faltando cerca de meia hora para o fechamento do mercado acionário norte-americano estavam próximas do preço inicial 38 dólares.

O desempenho era bastante inferior ao previsto por alguns participantes do mercado, que anteviam valorização de até 50 por cento dos papéis do Facebook em sua estreia.

"Nós temos algumas pessoas infelizes", disse o estrategista-chefe de mercado da John Thomas Financial, uma corretora de varejo em Wall Street, Wayne Kaufman. "Elas estavam esperando que o Facebook fosse consideravelmente melhor. Eu aposto que há muita gente desapontada no mercado."

O Facebook, que tem cerca de 900 milhões de usuários em todo o mundo, precificou seu IPO no topo da faixa estimada, tornando-se a primeira empresa dos Estados Unidos a chegar à bolsa com um valor de mercado acima de 100 bilhões de dólares.

Se uma opção de lote suplementar for exercida, o Facebook levantará 18,4 bilhões de dólares, com a venda de uma participação de 18 por cento da companhia, o segundo maior IPO na história dos EUA após o da Visa.

Analistas culparam o primeiro dia abaixo do esperado, entre outras razões, à fraqueza do mercado acionário de modo geral. A decisão da General Motors de reduzir a publicidade paga nas redes sociais, anunciada esta semana, também pesava.

Após um atraso na abertura dos negócios que elevou o nível de ansiedade de investidores, as ações abriram a 42,05 dólares, subiram até 45,00 dólares e perderam força rapidamente. A bolsa Nasdaq disse que está investigando o problema na execução das negociações.

Reuters Reuters - Esta publicação inclusive informação e dados são de propriedade intelectual de Reuters. Fica expresamente proibido seu uso ou de seu nome sem a prévia autorização de Reuters. Todos os direitos reservados.
Compartilhar
TAGS
Publicidade