Script = https://s1.trrsf.com/update-1765905308/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE

A Ucrânia encontrou o antídoto para os drones kamikaze russos: uma ilusão de ótica

Além da sofisticação das armas modernas, a imaginação continua sendo uma arma tão poderosa quanto qualquer míssil

23 set 2025 - 16h16
(atualizado em 23/9/2025 às 12h19)
Compartilhar
Exibir comentários
Foto: Xataka

Durante a Segunda Guerra Mundial, um batalhão tornou-se "imortal" nos livros de história. Não eram soldados, mas artistas dedicados a criar para a campanha bélica dos Aliados. Desde a produção de gravações de sons militares até a construção de tanques, aviões e caminhões. Com uma ressalva: eram infláveis, para confundir os nazistas.

Agora, a Ucrânia lembrou dessa história.

A guerra das ilusões

Sim, na frente ucraniana, o que parece um campo de batalha carregado de artilharia, drones e veículos blindados pode esconder um elaborado cenário de enganos. Pelo menos desde 2023, têm se multiplicado os exemplos de como os dois lados usam tanques de madeira, canhões de compensado, soldados falsos e até drones infláveis para forçar o inimigo a gastar munições caras.

Um exemplo célebre foi o de um drone russo que difundiu imagens da destruição de um suposto tanque ucraniano, seguido de um vídeo de um soldado rindo ao lado dos restos de seu "carro de madeira". Essa mistura de artesanato e tecnologia faz parte de uma estratégia que busca equilibrar forças em um conflito no qual cada míssil e cada drone têm um valor estratégico enorme.

Entre os engodos mais populares estão as réplicas dos obuses M777 de fabricação britânica, fundamentais na artilharia ucraniana. Grupos de voluntários, como Na Chasi ou Reaktyvna Poshta, fabricam modelos dobráveis de madeira que custam entre 500 e 600 dólares e podem ser montados em três minutos por duas pessoas, sem necessidade de ferramentas.

Contra ...

Veja mais

Matérias relacionadas

Como os "trens da felicidade" mudaram a vida de crianças pobres na Itália após a Segunda Guerra

A Ucrânia encontra um calcanhar de Aquiles "crucial" para suas operações: a falta de internet

Quero instalar um carregador de carro elétrico na minha garagem, mas a vizinhaça se recusa; aqui está o que você precisa saber

Parteira ao contrário: ela ajudou dezenas de mulheres a matar os maridos

"Entra no robô, Pernalonga": esse coelhinho tem um mecha próprio feito pelo seu dono

Xataka
Compartilhar
TAGS
Publicidade

Conheça nossos produtos

Seu Terra












Publicidade