A Suécia precisou apenas de um submarino diesel para "afundar" o porta-aviões nuclear mais moderno dos EUA
Os EUA têm o exército mais poderoso do mundo. Não contavam que seu melhor porta-aviões perderia para um submarino diesel
Nem sempre a tecnologia mais recente é a mais eficaz. Em 2005, a Suécia demonstrou isso em um exercício de guerra com um simples submarino equipado com um tipo de motor a diesel inventado no século 19.
O submarino HMS Gotland, da Marinha da Suécia, "afundou" o todo-poderoso porta-aviões nuclear USS Ronald Reagan, da Marinha dos EUA. Seus silenciosos motores a diesel Stirling, com tecnologia do século 19, foram a chave para conseguir isso.
Quando Davi derrota Golias graças a uma tecnologia de quase 200 anos
Os EUA possuem alguns dos navios de guerra mais impressionantes do mundo. Um deles é o USS Ronald Reagan, um porta-aviões de propulsão nuclear que está em serviço na Marinha dos EUA desde 2003.
Com 260.000 cavalos de potência, 3.200 tripulantes e capacidade para transportar 90 aviões e helicópteros, seus números são simplesmente impressionantes. Obviamente, os EUA gastaram muito dinheiro nesse navio (mais de 6 bilhões de dólares) e utilizaram a tecnologia mais moderna disponível na época. Por isso, foi especialmente marcante que um simples submarino sueco o "afundasse".
É preciso usar aspas porque não se tratou de um afundamento real: em um exercício de guerra, o submarino sueco demonstrou que teria conseguido afundar o USS Ronald Reagan em uma guerra real hipotética. Para conseguir isso, o submarino sueco — especificamente o HMS Gotland — usou uma tecnologia muito mais antiga e simples do que a do porta-aviões estadunidense. Essa foi a chave que lhe permitiu vencer a ...
Matérias relacionadas