Script = https://s1.trrsf.com/update-1765905308/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE

A razão oculta pela qual Elon Musk lança satélites para arqui-inimigos como Jeff Bezos: o espectro de rádio

A SpaceX usa sua posição dominante no mercado de lançamentos para pressionar seus rivais, de acordo com o WSJ. O objetivo: expandir seus direitos de espectro de rádio, dos quais a Starlink precisa desesperadamente.

17 ago 2025 - 13h18
(atualizado em 17/8/2025 às 10h21)
Compartilhar
Exibir comentários
Foto: Xataka

Na manhã de segunda-feira, a SpaceX completou seu 100º lançamento do ano. Mas a bordo do foguete Falcon 9 não estavam novos satélites Starlink, mas sim um lote de 24 satélites concorrentes . Como chegamos ao ponto em que Elon Musk e Jeff Bezos, rivais em tantas frentes, estão colaborando no espaço?

Um pouco de contexto

A Starlink vem crescendo sem desafios há seis anos. Durante esse período, a SpaceX implantou mais de 8.000 satélites, consolidando seu domínio quase absoluto no mercado de internet banda larga via satélite.

Agora, um concorrente com força financeira comparável entrou em cena: o Projeto Kuiper da Amazon. A empresa fundada por Jeff Bezos começou a implementar sua própria megaconstelação para oferecer conexões de alta velocidade em todo o mundo e competir diretamente com o serviço de Elon Musk.

O tempo está contra nós

O principal desafio de Kuiper é o tempo. A licença concedida pela Comissão Federal de Comunicações dos EUA (FCC) exige que ela tenha metade de sua constelação (ou seja, 1.618 satélites de um total de 3.232) em órbita até julho de 2026. Ao contrário da SpaceX, que é totalmente integrada verticalmente, a Amazon não fabrica seus próprios foguetes.

Para cumprir o prazo, a gigante da tecnologia realizou sua "maior aquisição de veículo de lançamento comercial da história" em 2022, assinando contratos com a ULA para usar seus foguetes Atlas V e Vulcan, com a Arianespace para usar o foguete europeu Ariane 6 e com a Blue Origin, empresa aeroespacial de ...

Veja mais

Matérias relacionadas

Um jogador polonês perguntou ao PayPal sobre a falta de pagamentos em zloty (moeda oficial da Polônia) na Steam. Resultado: teve a conta bloqueada

O estado da ISS é tão alarmante que os Estados Unidos e a Rússia se sentaram à mesa pela primeira vez em oito anos

A Nova Zelândia vai implementar uma ideia que já foi discutida milhares de vezes contra o turismo: cobrar para ver lugares bonitos

Menina de 11 anos vira multimilionária ao inventar caneca que transforma vida de avô com Parkinson

Problema para os carros elétricos: maior fabricante mundial de baterias de lítio pausa operações de mina na China

Xataka
Compartilhar
TAGS
Publicidade

Conheça nossos produtos

Seu Terra












Publicidade