Script = https://s1.trrsf.com/update-1765905308/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE

A queda da Intel simboliza o fim de uma era: o modelo que dominou a tecnologia por 50 anos morreu

A Intel perdeu mais de um terço do seu valor nos últimos dez anos. Nesse período, a NVIDIA multiplicou seu valor por 240. Uma transformação brutal

27 jul 2025 - 14h17
(atualizado em 27/7/2025 às 10h29)
Compartilhar
Exibir comentários
Foto: Xataka

Os números geralmente não mentem, especialmente no longo prazo. E as cifras da Intel na última década mostram um recuo histórico — o declínio alarmante de um gigante.

Em 2015, a capitalização de mercado da Intel era nove vezes maior que a da NVIDIA. Quase dez anos depois, a NVIDIA — primeira empresa da história a ultrapassar quatro trilhões de dólares em valor — vale 41 vezes mais que a Intel, que encolheu num período em que foi ultrapassada por muitas empresas que antes eram menores.

Essa mudança brutal simboliza uma nova era tecnológica:

  • A ascensão da NVIDIA, primeiro pelas vendas de GPUs para mineração de criptomoedas e depois pelo uso no treinamento de modelos de IA.
  • O declínio da Intel, devido à sua irrelevância na era móvel, ao crescimento de concorrentes em CPUs e à migração de Microsoft e Apple para a arquitetura ARM.

Texas Instruments, Qualcomm e AMD também ultrapassaram a Intel.

Em 2006, a Intel recusou fabricar chips para o iPhone porque considerava a Apple pequena demais. No mesmo ano, a Intel tentou comprar a NVIDIA por 20 bilhões de dólares, mas Jensen Huang recusou a oferta.

Hoje, é possível ver que essas decisões prejudicaram completamente a trajetória da Intel. No início do século, a companhia sempre figurava entre as 10 maiores empresas do mundo em capitalização de mercado e, agora, está perto de sair do top 200.

A ameaça

A recente e dura admissão do CEO da Intel, Lip-Bu Tan, de que a empresa nem sequer está mais entre as 10 maiores fabricantes...

Veja mais

Matérias relacionadas

Adolescente doa mais de R$ 180 mil para streamer de Fortnite e acaba banido do Twitch

Jogadores exigentes são os responsáveis pelo fracasso de Blade of Fire, afirmam os desenvolvedores do novo jogo de ação com elementos de RPG

Jogador de No Man's Sky passou 1400 horas construindo uma cidade gigante que nem deveria existir — o carregamento dela leva 5 minutos

Esta empresa tinha 158 anos e mais de 700 funcionários, bastaram uma senha fraca e um clique para ir à falência

Waze lança nova funcionalidade muito aguardada por motoristas desde lançamento do app

Xataka
Compartilhar
TAGS
Publicidade

Conheça nossos produtos

Seu Terra












Publicidade