A nave-cidade Chrysalis pode mesmo ser construída? Veja o que falta para que seja viável levar 2.400 pessoas para outra planeta em uma viagem com duração de 400 anos
Chrysalis replica uma cidade completa no espaço, mas falta de tecnologias ainda impede que o plano saia do papel
A ideia de enviar milhares de pessoas para habitar outro planeta sempre pareceu coisa de ficção científica. Mas e se eu te disse que isso está bem mais perto de acontecer do que você imagina? A Chrysalis, um conceito de nave-cidade interestelar, propõe exatamente isso: transportar 2.400 pessoas em uma jornada de 400 anos rumo a outro planeta. O projeto da nave venceu o Project Hyperion, uma competição internacional anunciada em 2024, liderada pela Initiative for Interstellar Studies (I4IS), dedicado a projetar uma espaçonave conceitual para uma viagem tripulada ao espaço interestelar. A seguir, descubra o que falta para tirar essa nave-cidade do papel e avaliar se, um dia, ela poderá mesmo partir da Terra.
Chrysalis tem 58 km de extensão, múltiplas camadas e vida autossustentável
A principal ideia do Chrysalis é replicar uma cidade completa para viver no espaço. A ideia surgiu de um grupo de engenheiros, arquitetos e cientistas sociais italianos, e surpreendeu os participantes da competição pela ousadia. Basicamente, a nave apresenta um formato cilíndrico com 58 km de extensão e múltiplas camadas que giram entre si para criar gravidade artificial. Cada camada dessa, é dedicada a uma função específica, como produção de alimentos, áreas residenciais, espaços comunitários e setores industriais. Já as atividades mais pesadas ficariam a cargo de robôs, enquanto uma inteligência artificial ajudaria a monitorar recursos, equilibrar sistemas e apoiar decisões críticas.
Como a ...
Matérias relacionadas
Dívida dos EUA dispara para 143% do PIB: plano é reduzi-la por meio da inflação
SUS ganha 1º hospital inteligente com inteligência artificial e 5G para acelerar atendimento público