A Microsoft comprou tantas placas gráficas para IA que agora enfrenta um grande problema
A Microsoft adquiriu muitas placas gráficas para serviços de IA; agora, possui milhares de placas gráficas, mas sofre com a falta de poder computacional e infraestrutura; Esse é um problema que a empresa enfrenta, assim como muitos outros fornecedores.
A demanda por aplicativos e serviços de IA está impulsionando um aumento na necessidade de placas gráficas e chips de computação para atender a essa demanda.
No entanto, o CEO da Microsoft, Satya Nadella, afirmou recentemente em uma entrevista que esse não é o maior problema: a infraestrutura e a energia necessárias para utilizar esse poder computacional também são essenciais. Esse é um problema que ele enfrenta atualmente.
O CEO da Microsoft afirma: "o poder computacional não é o problema, é a fonte de energia"
Nadella explicou: em uma entrevista com o CEO da OpenAI, Sam Altman, no podcast BG2 Pod, Satya Nadella afirmou que a Microsoft atualmente possui vários chips de IA armazenados fisicamente, mas não consegue conectá-los devido à falta de data centers, energia e sistemas de refrigeração adequados.
Ele abordou esse assunto no YouTube em resposta a uma pergunta de Brad Gerstner, apresentador do podcast BG2, sobre se Nadella e Altman concordavam com Jensen Huang, CEO da Nvidia, que afirmou não haver chance de sobrecarga na capacidade computacional nos próximos dois ou três anos:
"Acho que não dá para prever os ciclos de oferta e demanda neste caso específico, não é? A questão é: qual é a tendência a longo prazo? A tendência a longo prazo é o que Sam (CEO da OpenAI) disse, que, francamente, o maior problema que temos agora não é o excesso de poder computacional, mas sim o fornecimento de energia — a capacidade de concluir as compilações com rapidez suficiente estando perto ...Matérias relacionadas
Depois do modelo Pro, realme 15T 5G chega ao Brasil com câmera de 50 megapixels
Quando código aberto salva vidas: open source e IA aceleram gestão hospitalar para milhões na Índia