Script = https://s1.trrsf.com/update-1765905308/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE

A Microsoft comprou tantas placas gráficas para IA que agora enfrenta um grande problema

A Microsoft adquiriu muitas placas gráficas para serviços de IA; agora, possui milhares de placas gráficas, mas sofre com a falta de poder computacional e infraestrutura; Esse é um problema que a empresa enfrenta, assim como muitos outros fornecedores.

6 nov 2025 - 15h14
(atualizado em 6/11/2025 às 10h20)
Compartilhar
Exibir comentários
Foto: Xataka

A demanda por aplicativos e serviços de IA está impulsionando um aumento na necessidade de placas gráficas e chips de computação para atender a essa demanda.

No entanto, o CEO da Microsoft, Satya Nadella, afirmou recentemente em uma entrevista que esse não é o maior problema: a infraestrutura e a energia necessárias para utilizar esse poder computacional também são essenciais. Esse é um problema que ele enfrenta atualmente.

O CEO da Microsoft afirma: "o poder computacional não é o problema, é a fonte de energia"

Nadella explicou: em uma entrevista com o CEO da OpenAI, Sam Altman, no podcast BG2 Pod, Satya Nadella afirmou que a Microsoft atualmente possui vários chips de IA armazenados fisicamente, mas não consegue conectá-los devido à falta de data centers, energia e sistemas de refrigeração adequados.

Ele abordou esse assunto no YouTube em resposta a uma pergunta de Brad Gerstner, apresentador do podcast BG2, sobre se Nadella e Altman concordavam com Jensen Huang, CEO da Nvidia, que afirmou não haver chance de sobrecarga na capacidade computacional nos próximos dois ou três anos:

"Acho que não dá para prever os ciclos de oferta e demanda neste caso específico, não é? A questão é: qual é a tendência a longo prazo? A tendência a longo prazo é o que Sam (CEO da OpenAI) disse, que, francamente, o maior problema que temos agora não é o excesso de poder computacional, mas sim o fornecimento de energia — a capacidade de concluir as compilações com rapidez suficiente estando perto ...

Veja mais

Matérias relacionadas

ABIPEA lança ferramenta para identificar e bloquear automaticamente conteúdo adulto: entenda como ela funciona e seu principal objetivo

Há um "porém" com as atualizações da Xiaomi: se o seu telefone não receber o HyperOS 3.1, ele permanecerá no Android 15 para sempre

Millenials na mira: especialistas alertam para geração que é o principal alvo de golpistas durante Black Friday

Depois do modelo Pro, realme 15T 5G chega ao Brasil com câmera de 50 megapixels

Quando código aberto salva vidas: open source e IA aceleram gestão hospitalar para milhões na Índia

Xataka
Compartilhar
TAGS
Publicidade

Conheça nossos produtos

Seu Terra












Publicidade