A ITV alemã analisou a confiabilidade dos Teslas e chegou a uma conclusão: Dacia está acima
O órgão alemão coloca em pauta que os veículos elétricos também precisam de manutenções periódicas
O TÜV SÜD, nome da inspeção técnica de veículos na Alemanha, elaborou no final do ano passado um relatório que reflete os resultados das inspeções periódicas às quais os carros do território são submetidos. O mais surpreendente do relatório aparece logo nas primeiras linhas: "Tesla substitui Dacia".
A Associação de Inspeção Técnica esclarece que o Tesla Model 3 se tornou o carro menos confiável do mercado, superando o Dacia Logan (que ocupava essa última posição). Segundo a empresa, isso não tem relação com a qualidade final do veículo, mas sim com a política de manutenção da Tesla.
"Os Tesla não têm manutenção"
Uma das meias-verdades mais comentadas sobre o veículo elétrico, especialmente sobre a Tesla, está relacionada às políticas de manutenção. Não há troca de óleo, filtro de combustível ou velas de ignição, mas abandonar o carro à própria sorte não parece ser a solução, de acordo com os relatórios.
A Tesla recomenda certos prazos de substituição para itens como o filtro de ar da cabine, a rotação dos pneus, a verificação do líquido de freio e outros. Prazos que geralmente variam entre dois e quatro anos. Além disso, a empresa esclarece que "seu veículo Tesla não precisa de manutenção anual nem de trocas periódicas de fluidos".
Só que precisam sim
A empresa alemã aponta que o Tesla Model 3 apresenta falhas bastante comuns relacionadas ao sistema de iluminação, aos freios e aos eixos. Responsáveis do TÜV SÜD, conforme relatado pela Motorpasion, afirmam o seguinte:
...
Matérias relacionadas