A China está mostrando ao mundo que, se você quiser construir, você pode: um prédio de 10 andares em 29 horas
Industrialização, blocos de aço pré-fabricados e sincronização para revolucionar a arquitetura e resolver o problema da habitação?
Texto original de Eva R. de Luis
Alguns acreditam que a solução para o problema da habitação é construir mais (embora a Universidade Politécnica da Catalunha discorde), mas isso inevitavelmente exige tempo. Diante dessa necessidade, alguns recorreram à habitação pré-fabricada, que é mais rápida de adquirir e montar em comparação com a construção tradicional. De fato, Madri já optou por ela para construir rapidamente habitações populares. Mas o que está acontecendo na China é simplesmente de outro nível.
Um arranha-céu construído contra o tempo
Se o trabalho de remover a tinta texturizada, trocar o piso e instalar a cozinha me levou um bom mês no meu novo apartamento, no país asiático eles estão revolucionando a arquitetura com construções expressas bem diferentes dos modestos módulos pré-fabricados aos quais estamos acostumados. No entanto, em Changsha, eles construíram um prédio residencial de 10 andares em menos de 29 horas. Mas não se deixe enganar pelo resultado final: ainda é uma estrutura pré-fabricada.
Um LEGO XXL
Este edifício Broad não é novo; na verdade, o projeto data de 2021, mas, cinco anos depois, ainda impressiona a todos com sua sincronização e rapidez de execução. Além disso, este projeto realmente deu certo, ao contrário da Sky City, que tentaram construir em 90 dias. Obviamente, ter mais pessoal e três guindastes ajuda, mas o que realmente o diferencia é que se trata de uma construção modular, fora do local. Ou seja, grande parte da estrutura vem de uma fábrica ...
Matérias relacionadas
A escassez de energia para a IA é um problema para os EUA? Os dados dizem o contrário