Script = https://s1.trrsf.com/update-1765905308/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE

A China deu um passo além no reconhecimento facial: uma câmera que identifica rostos a 100 quilômetros

O sistema experimental funciona com uma combinação de inovações, entre elas vários módulos a laser

2 mai 2025 - 14h23
(atualizado em 2/5/2025 às 15h25)
Compartilhar
Exibir comentários
Foto: Xataka

A China segue avançando sem freios em tecnologia. Embora muitas inovações estejam focadas no campo civil, outras reforçam seu poder militar e de inteligência. Prova disso é um sistema experimental que promete analisar objetos a quilômetros de distância. Estamos falando de uma tecnologia que pode representar um salto importante em suas capacidades de espionagem.

A informação vem do South China Morning Post, que detalha como uma equipe do Instituto de Pesquisa de Informação Aeroespacial da Academia Chinesa de Ciências conseguiu realizar observações bem-sucedidas com um sistema inovador a laser. Esse sistema opera em comprimentos de onda ópticos e ajuda a obter imagens a distâncias enormes, se certas condições forem atendidas.

Um novo sistema de observação

Como podemos ver na representação visual, os pesquisadores instalaram o sistema em uma das margens do lago Qinghai, um imenso lago alpino no remoto noroeste da China. Do outro lado, a 101,8 km de distância, instalaram um conjunto de refletores. O impressionante é que, apesar da enorme distância, o sistema conseguiu distinguir detalhes de apenas 1,7 mm de largura.

O laser faz toda a diferença. Segundo os pesquisadores, ele alcança uma precisão de 15,6 mm ao medir distâncias, o que teoricamente ridiculariza câmeras espiãs e telescópios com lentes, superando-os em 100 vezes. No entanto, as observações devem ser realizadas em condições climáticas ideais, com vento estável, baixa nebulosidade e, no caso de observações orbitais,...

Veja mais

Matérias relacionadas

China prepara xeque-mate para os EUA: terá seu próprio equipamento de litografia UVE para fabricar chips em 2025

Os robôs humanoides da 1X enfrentam sua primeira grande prova no mundo real: chegarão a centenas de lares neste ano

China está cada vez mais perto de superar a NASA em sua missão marciana e acaba de convidar outros países a se juntarem a ela

Anos atrás, detectamos um sinal estranho no centro da galáxia; e agora temos uma teoria: um novo tipo de matéria escura

Temos uma maneira de melhorar a eficácia de tratamentos como Ozempic para perda de peso: enganando o metabolismo

Xataka
Compartilhar
TAGS
Publicidade

Conheça nossos produtos

Seu Terra












Publicidade