Script = https://s1.trrsf.com/update-1744920311/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE

A aviação chinesa acaba de dar um importante salto para o futuro: seu primeiro avião elétrico foi certificado

Funciona com uma bateria de 70 kWh e é capaz de atingir uma velocidade de 260 km/h e pode voar por cerca de uma hora e meia ou percorrer 300 km.

10 mar 2025 - 07h14
(atualizado em 12/3/2025 às 08h27)
Compartilhar
Exibir comentários
Foto: Xataka

A Administração de Aviação Civil da China (CAAC) certificou o primeiro avião leve totalmente elétrico. Trata-se do RX4E, um veículo de hélice com capacidade para quatro pessoas, desenvolvido de forma independente pelo Instituto de Pesquisa de Aviação Geral de Liaoning da Universidade de Aeronáutica e Astronáutica de Shenyang.

Este é um avanço que pode ser considerado um passo muito importante para o futuro da mobilidade aérea no país asiático.

Em diversas regiões do mundo, já se trabalha em aviões elétricos, como o Alia da Beta Technologies e o E9X da Elysian Aircraft, embora esses projetos ainda tenham um longo caminho pela frente (o segundo mais do que o primeiro).

O promissor avião elétrico chinês

A notícia foi divulgada esta semana pelo Governo Municipal de Shenyang, que celebrou o marco do avião fabricado localmente. Assim, o RX4E agora conta com um certificado de aeronavegabilidade, o que permitirá ao fabricante abrir caminho para a produção em série e posterior comercialização dentro do gigante asiático.

Como podemos ver, estamos diante de uma proposta projetada para voos curtos, mas que abre a porta para uma ampla gama de usos potenciais. Por exemplo, pode ser utilizado para formação de pilotos, voos de treinamento, turismo, agricultura ou emergências. O RX4E promete ser capaz de pousar em locais com infraestrutura limitada.

A característica mais notável desse avião de quatro passageiros é que ele dispensa completamente os combustíveis fósseis, o que permite ...

Veja mais

Matérias relacionadas

Nem Ferrari nem Bugatti: Marrocos criou um hipercarro e seu rei guardou as duas únicas unidades em sua garagem

Nos anos 80, o Japão liderava a indústria de chips; agora, só mantém um monopólio: fotorresistência

Pensávamos que trabalhar nas pirâmides do Antigo Egito não era a coisa mais saudável: agora sabemos o quão tóxico foi

Chegam os primeiros conjuntos de LEGO Star Wars de 2025; este com mais de 1 mil peças parece que vai se tornar um best-seller

Má notícia para os fabricantes europeus: a China está prestes a atingir outro marco com o carro elétrico em 2025

Xataka
Compartilhar
TAGS
Publicidade
Seu Terra












Publicidade