PUBLICIDADE

7° Prêmio Canaltech | AMD, Intel e NVIDIA se destacam novamente

As empresas de hardware se destacaram novamente, recebendo prêmios nas mesmas categorias em que foram campeãs na 6ª edição.

8 mar 2024 - 13h07
(atualizado às 16h10)
Compartilhar
Exibir comentários

Nesta quinta-feira (7), aconteceu o 7° Prêmio Canaltech. Durante o evento, os vencedores das categorias foram anunciados, e o público teve acesso aos campeões por voto técnico e popular. Entre os vitoriosos, estão as marcas AMD, Intel e NVIDIA, que conseguiram alcançar êxito pelo segundo ano consecutivo.

Foto: Canaltech / Canaltech

As empresas de hardware alcançaram o topo do pódio em suas categorias, com suas vitórias definidas pelo júri técnico. Assim, o AMD Ryzen 5 5600 recebeu o troféu de "Melhor CPU custo-benefício", o Intel Core i9-14900K de "Melhor CPU para games", a NVIDIA GeForce RTX 4090 de "Melhor GPU para games", e a GeForce RTX 3060 Ti de "Melhor GPU custo-benefício".

AMD Ryzen 5 5600: a CPU custo-benefício

O AMD Ryzen 5 5600 é considerado um hardware que entrega bom custo-benefício, pois ele atende a alguns requisitos que elevam a experiência de uso. Entre eles, está o fato de ele oferecer o melhor desempenho para tarefas gerais e jogos, além de conseguir ter um preço mais em conta, ou considerado compatível com essas características.

Um grande diferencial do AMD Ryzen 5 5600 é a presença da plataforma de soquete AM4, que garante aos desktops a compatibilidade com memórias do formato DDR4. Além disso, a construção da CPU é feita na microarquitetura Zen 3, que foi lançada em 2020, e é a última compatível com este soquete. E não é por acaso que desde o seu lançamento, em abril de 2022, este processador Ryzen se tornou um dos mais procurados pelos gamers que desejam montar uma máquina intermediária.

Durante a premiação, conversamos com o porta-voz da AMD, que nos contou qual é a sensação de ser bicampeão com o mesmo processador, e na mesma categoria.

"A AMD hoje é líder de tecnologia. A gente fica feliz, acho legal a gente realmente ter um processador com um custo-benefício muito bom porque a nossa tecnologia é boa", disse o porta-voz da AMD.

AMD Ryzen 5 5600: melhor CPU custo-benefício no 7º Prêmio Canaltech (Imagem: Ivo Meneghel Jr/Canaltech)
AMD Ryzen 5 5600: melhor CPU custo-benefício no 7º Prêmio Canaltech (Imagem: Ivo Meneghel Jr/Canaltech)
Foto: Canaltech

Intel Core i9-14900K: a CPU ideal para games

O processador Intel Core i9-14900K é considerado o chip ideal para games. Isso porque a CPU é capaz de alcançar até 6 GHz de frequência, sem qualquer tipo de overclocking. Em complemento, através de otimizações realizadas por Inteligência Artificial, utilizando o Application Optimization para direcionar processos em tempo real e garantir mais desempenho, algo essencial para jogos.

Outra característica deste processador está ligada a sua administração de tarefas. A CPU mais potente da empresa de semicondutores é muito agradável para produtores de conteúdo. Sejam editores ou streamers, os profissionais se favorecem dos núcleos híbridos em suas atividades.

Em conversa rápida após a premiação, a Intel deixou clara a importância deste prêmio para a empresa, pois o intuito deles é sempre agradar aos consumidores.

"É uma emoção muito grande, porque o Prêmio Canaltech é super relevante para a gente, e a gente se esforça muito para chegar aqui e realmente agradar ao consumidor, para agradar a indústria e para ajudar a acelerar a inovação no país." — Ricardo Ferraz, Diretor da área de PCs da Intel Brasil.

Intel Core i9-14900K: melhor CPU para games no 7º Prêmio Canaltech (Imagem: Ivo Meneghel Jr/Canaltech)
Intel Core i9-14900K: melhor CPU para games no 7º Prêmio Canaltech (Imagem: Ivo Meneghel Jr/Canaltech)
Foto: Canaltech

NVIDIA GeForce RTX 4090: a GPU para quem gosta de jogar

A NVIDIA GeForce RTX 4090 é a melhor placa de vídeo para jogos, segundo a opinião do júri técnico do Prêmio Canaltech. Esta GPU se destaca na categoria por conseguir entregar taxas de quadros mais elevadas, e renderizações de pixels robustas, mesmo em games mais pesados, que exploram as resoluções 3K ou 4K.

Seguindo o mesmo caminho de outros hardwares, a NVIDIA também explora a Inteligência Artificial, usando a tecnologia no upscaling de imagem DLSS 3. Na prática, uma fluidez maior nos games, pois gera quadros sem explorar a CPU, garantindo detalhes lapidados, sendo um aliado importante do Ray Tracing.

Após a premiação, a equipe do Canaltech também conversou com a NVIDIA, que expressou a felicidade em ganhar o prêmio.

"Pra gente, é muito gratificante. Primeiro, porque vindo de um juri técnico, que sabe muito bem o que está analisando, e, principalmente, de júri técnico tão vasto… Porque a gente trabalha muito com review de hardware, e, de repente, a gente sendo votado por jornalistas de diferentes áreas de tecnologia, não apenas aqueles mais voltados ao hardware, pra gente é muito gratificante, é muito legal e ficamos muito felizes." — André Forte, Gerente de Relações Públicas da NVIDIA para América Latina.

A NVIDIA ainda levou a melhor com a GeForce RTX 3060 Ti, que ganhou como melhor GPU custo-benefício. A placa se destaca por trazer 8 GB de memória GDDR6X, que oferece mais velocidade e menor consumo, tudo em um pacote bem acessível.

NVIDIA GeForce RTX 4090: melhor GPU para games no 7º Prêmio Canaltech (Imagem: Ivo Meneghel Jr/Canaltech)
NVIDIA GeForce RTX 4090: melhor GPU para games no 7º Prêmio Canaltech (Imagem: Ivo Meneghel Jr/Canaltech)
Foto: Canaltech

Acesse o site do Prêmio Canaltech e saiba mais sobre a 7ª edição, que premiou os melhores de 2023.

Trending no Canaltech:

Canaltech
Compartilhar
Publicidade
Publicidade