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62% da população global está nas redes sociais, diz estudo

Pesquisa mostrou que 62,3% da população global, ou 5,04 bilhões de pessoas, acessam redes sociais ativamente; Facebook tem mais da metade

1 fev 2024 - 14h31
(atualizado às 17h46)
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O número de pessoas ativas nas redes sociais chegou a 5,04 bilhões de pessoas em 2023. Os números significam que 62,3% de toda a população global acessa regularmente uma plataforma do tipo, com o Facebook ainda tendo o domínio absoluto: a rede da Meta concentra mais de metade desse total, com três bilhões de usuários segundo números oficiais.

Foto: Freepik / Canaltech

É claro, os valores de cada serviço se sobrepõem, já que qualquer pessoa pode ter mais de uma rede social e usá-las regularmente. O Instagram ficou na segunda colocação do ranking com 2 bilhões de usuários, em empate técnico com o WhatsApp, que tem estimativa igual; vale lembrar que ambas, assim como o próprio Facebook, pertencem à Meta.

Os totais podem fazer de Mark Zuckerberg o rei da internet, mas os dados da consultoria Kepios levantam uma hipótese interessante. Na visão dos analistas, o YouTube pode ter o maior número de usuários ativos do planeta, acima inclusive do Facebook. Entretanto, o Google não divulga números oficiais relacionados a isso, enquanto os dados oficiais, relacionados à receita de publicidade, indicam que 2,5 bilhões de pessoas usam o serviço regularmente.

Facebook é a rede social mais usada do mundo, mas pesquisa aponta que o YouTube pode ser ainda maior, apesar de dados específicos não estarem disponíveis (Imagem: Divulgação/Kepios)
Facebook é a rede social mais usada do mundo, mas pesquisa aponta que o YouTube pode ser ainda maior, apesar de dados específicos não estarem disponíveis (Imagem: Divulgação/Kepios)
Foto: Canaltech

Os Emirados Árabes Unidos têm o maior número de usuários de redes sociais proporcionalmente à sua população, seguido por Bahrein e Kuwait. Na outra ponta do espectro está a Coreia do Norte, que devido a bloqueios econômicos e o isolamento da internet local do restante do mundo não tem nenhum cidadão com presença online levado em conta pela pesquisa.

Tempo gasto em redes sociais está caindo

Os números do estudo mostram um crescimento de 5,6% no uso de redes sociais pela população global na comparação com janeiro de 2023. Caiu, entretanto, o tempo total de uso dessas plataformas, para cerca de 2h23 por dia, e também a presença online, com cada cidadão tendo, em média, seis contas usadas regularmente em diferentes serviços.

O Brasil, aliás, aparece acima dessa média global. Nosso país é o segundo colocado em quantidade de contas por cidadão, com uma média de oito perfis usados regularmente em plataformas de redes sociais ou mensagens, atrás apenas dos Emirados Árabes Unidos, com média de 8,3, e empatados com as Filipinas.

Crescimento de usuários nas redes sociais cresce constantemente, mas adoção desacelerou desde o fim da pandemia da covid-19 (Imagem: Divulgação/Kepios)
Crescimento de usuários nas redes sociais cresce constantemente, mas adoção desacelerou desde o fim da pandemia da covid-19 (Imagem: Divulgação/Kepios)
Foto: Canaltech

Por outro lado, continua a tendência de desaceleração que se reflete desde o fim do isolamento social em decorrência da pandemia da covid-19. Enquanto o isolamento fez com que as pessoas se tornassem mais sociais na internet, com um aumento de 13,1% em janeiro de 2020 e 9,9% em 2021, esse mesmo total caiu para 3% no ano passado. Agora, volta a crescer, mas a expectativa é que permaneça inferior a 10%.

Há outro empate quando a pergunta é sobre as atividades preferidas das pessoas na internet. 94,7% afirmaram que a usam principalmente para conversar e trocar mensagens, enquanto as redes sociais aparecem como preferência de 94,3%. As ferramentas de busca e portais aparecem em terceiro (80,7%), seguidas de e-commerce (74,3%) e mapas ou localização (54,4%).

Brasil aparece acima da média global de presença online, com os cidadãos usando regularmente oito plataformas online todos os meses (Imagem: Divulgação/Kepios)
Brasil aparece acima da média global de presença online, com os cidadãos usando regularmente oito plataformas online todos os meses (Imagem: Divulgação/Kepios)
Foto: Canaltech

Idade e gênero

As redes sociais só são a atividade preferida da camada mais jovem, dos 16 aos 24 anos de idade. Ainda assim, é por pouco, com uma diferença de apenas 0,3 pontos percentuais em relação aos apps de mensagens. É curioso notar também que o e-mail ainda ganha certo destaque na faixa dos 55 a 64 anos, aparecendo na quinta colocação e deixando para trás os serviços de mapas que aparecem em todas as outras categorias.

Há certa paridade entre gêneros, com 53,5% dos usuários sendo homens e 46,5%, mulheres. Segundo a Kepios, ainda há espaço para crescimento já que 94,2% da população mundial utiliza a internet regularmente, mas como dito, aproximadamente dois terços desse volume estão usando redes sociais regularmente.

Fonte: Kepios

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