2 mil habitantes, hotéis e campo de futebol: URSS construiu cidade em plataforma de petróleo sobre mina de ouro negro
Bem-vindo a Neft Dashlari, a cidade petrolífera que cresceu sobre navios afundados e se tornou orgulho da URSS
A 55 km da costa mais próxima do Mar Cáspio, repousa uma cidade flutuante construída décadas atrás sobre navios afundados. Trata-se de Neft Dashlari ("Rochas de Petróleo"), um assentamento industrial localizado em Baku, Azerbaijão.
Neft Dashlari foi a primeira plataforma petrolífera marítima operacional do mundo e, o mais curioso, é uma cidade funcional, com cerca de 2 mil habitantes, casas, hotéis e até um campo de futebol, embora não seja fácil conhecer seu estado atual.
Cidade construída sobre uma mina de ouro negro
Graças ao arquiteto, músico e escritor Pedro Torrijos, descobrimos esta fascinante história sobre a cidade de Neft Dashlari.
Ao longo dos anos, tanta expectativa foi criada que vimos a cidade flutuante em uma cena do filme de James Bond "007 - O Mundo Não é o Bastante", de 1999.
Na cena, um jovem Pierce Brosnan dirige seu BMW conversível por uma das estreitas estradas da ilha, que também figura no Livro Guinness dos Recordes como a mais antiga plataforma petrolífera offshore.
Criada sob o regime de Josef Stalin, entre 1945 e 1949, Neft Dashlari ainda conserva a essência da era soviética, e seus habitantes se lembram bem do surgimento desse enclave petrolífero.
Durante os anos complexos nas Relações Internacionais, o primeiro grande estudo geológico da área foi realizado pela Academia de Ciências da URSS: sob esse enclave do Mar Cáspio, a mais de mil metros de profundidade, foi encontrada uma gigantesca camada de petróleo no leito marinho.
Vale ressaltar que ...
Matérias relacionadas
Existe uma linha invisível no meio do oceano onde NADA atravessa - nem mesmo peixes: saiba onde fica
A Microsoft afirma que o Teams está com um problema de hardware e quer resolvê-lo imediatamente