Últimas     Notícias     Mundo     Brasil     Economia     Popular     Especiais     Esportes     Informática     Diversão

INDICADORES
» Cotação do dólar
» Outros indicadores
BOLSA DE VALORES
» Consulte uma cotação
» Outras bolsas
PREVISÃO DO TEMPO

» Imagem do satélite
SERVIÇOS
» Agenda
» Empregos
» Horóscopo
» Imposto de Renda
» Mapas
» Mega-Sena
» Finanças Pessoais
BUSCA
» Busca em notícias
» Busca na Internet

Ex-diretor reafirma perito e enfraquece defesa de Ubitatan

Quarta, 27 de junho de 2001, 11h45
Jarbas Soares / Redação Terra

O diretor de disciplina da Casa de Detenção de São Paulo em 1992, Aparecido Fidélis, confirmou o depoimento de ontem do perito Osvaldo Negrini no julgamento do Coronel Ubiratan. Assim como Negrini, Fidélis estranhou estarem secas as 13 armas que teriam sido usadas pelos presos em um suposto confronto com os policiais durante a invasão do presídio, no episódio conhecido como o Massacre do Carandiru.

As duas testemunhas estranham porque, durante a invasão, a maioria dos canos de todos os pavimentos do Pavilhão nove estava estourado e chovia muito no dia, o que causava um alagamento de rês centímetros nos corredores e celas. Negrini disse ontem que as armas apresentavam vestígios de disparos, o que dificilmente permaneceria em caso de contato com água. As armas foram entregues por policiais, horas depois do final da invasão.

Além das armas secas, o ex-diretor disse que foram entregues pela polícia alguns estiletes e facas que teriam sido usados pelos detentos. "Os estiletes e as facas que foram entregues estavam molhadas", disse o diretor durante o depoimento. As armas brancas teriam sido jogadas pelas janelas dos pavilhões, para o pátio da Casa de Detenção.

A confirmação enfraquece o tese da defesa de que houve confronto entre PMs e os detentos na invasão. Hoje começam a depor as testemunhas de defesa de Ubiratan. Estão programados os depoimentos do secretário de segurança na época, Pedro Franco Campos, e os juízes Ivo de Almeida, Fernando Torres Garcia e Antônio Luiz Filardis.

Leia mais:
» Ex-secretário de Segurança depõe no julgamento do Carandiru
» Perito descarta tese de confronto no massacre do Carandiru
» Testemunhas do Carandiru dizem que foram ameaçadas
» Sobreviventes do massacre do Carandiru relatam horror ao júri
» Coronel da PM: "se intenção era matar, por que só 111 mortos?"
» "A culpa é dos presos que se rebelaram", diz defesa de PM
» Saiba mais sobre o massacre do Carandiru em 1992
» Veja as fotos do início do julgamento

Volta

 
 

Copyright© 1996 - 2001 Terra Networks, S.A. Todos os direitos reservados. All rights reserved.