Últimas     Notícias     Mundo     Brasil     Economia     Popular     Especiais     Esportes     Informática     Diversão

INDICADORES
» Cotação do dólar
» Outros indicadores
BOLSA DE VALORES
» Consulte uma cotação
» Outras bolsas
PREVISÃO DO TEMPO

» Imagem do satélite
SERVIÇOS
» Agenda
» Empregos
» Horóscopo
» Imposto de Renda
» Mapas
» Mega-Sena
» Finanças Pessoais
BUSCA
» Busca em notícias
» Busca na Internet

"A culpa é dos presos que se rebelaram", diz defesa de PM

Quarta, 20 de junho de 2001, 09h59

Sérgio Gwercman/Redação Terra
Atualizado às 17h

Vicente Cascione, o advogado de defesa do coronel da reserva da PM, Ubiratan Guimarães, disse hoje do lado de fora do Fórum da Barra Funda, na zona oeste de São Paulo, que a culpa pelo massacre do Carandiru "é dos presos que se rebelaram". "Houve um confronto e a polícia acabou levando a melhor. Quem estava lá dentro não era freira", disse ele.

Cascione tentará mostrar aos jurados que não houve execução, em outubro de 1992, quando seu cliente comandou uma invasão da PM na Casa de Detenção do Estado. O advogado afirmou que ele e Guimarães estão "tranqüilos" para enfrentar o processo. O promotor de acusação, Felipe Cavalcanti, afirma que as evidências de execução sumária são fortes. "Eu quero que eles me apontem no laudo um preso que tenha reagido. Como se pode falar em reação de homens que estavam nus".

Cavalcanti vai se basear seus argumentos em um relatório do Instituto de Criminalística da Polícia Civil. "Esse laudo é taxativo, claro e enfático, no sentido de que houve execução", disse ele. "Eu queria saber como pode ter havido confronto, quando pessoas foram vitimadas pelas costas, com inúmeros tiros na cabeça". "Li 30 mil volumes do processo e não encontrei uma prova concreta de que houve reação de qualquer preso", disse ele.

Programa de TV - Cascione reclamou que não participou de um programa de debates da TV Cultura, chamado Matéria Pública, na época da invasão. O advogado disse que não foi convidado pela emissora. Um representante da Pastoral Carcerárea e um promotor, de acordo com o Cascione, participaram do programa. "Não pensaram em convidar o advogado de defesa do Ubitatan", disse.

Levantamento - De acordo com um levantamento realizado por grupos de direitos humanos, aproximadamente 80% dos 111 presos mortos no Carandiru, em outubro de 1992, ainda aguardavam por uma sentença definitiva na Justiça. Nove detentos assassinados haviam sido condenados a penas superiores a 20 anos. Ainda segundo o levantamento, 51 dos 111 mortos tinha menos de 25 anos e 35, entre 29 e 30 anos. Com relação aos crimes cometidos, 66% dos detentos mortos haviam praticado assaltos e 8%, homicídios.

Leia mais:
» Coronel da PM: "Se intenção fosse matar, não morreriam só 111"
» Massacre do Carandiru tem julgamento hoje após nove anos
» Ato fora do Tribunal pede condenação de coronel da PM
» Saiba mais sobre o massacre do Carandiru em 1992

Volta

 
 

Copyright© 1996 - 2001 Terra Networks, S.A. Todos os direitos reservados. All rights reserved.