URGENTE
Saiba como doar qualquer valor para o PIX oficial do Rio Grande do Sul

Página no Instagram alavanca negócios locais em Salvador

Através da página Sussuarana City, moradores do bairro se informam sobre empreendimentos, vagas de trabalho e os últimos acontecimentos

14 dez 2022 - 18h32
(atualizado às 18h48)
Criadora da página Sussuarana City, Adriele Lisboa, atualizando as informações do bairro
Criadora da página Sussuarana City, Adriele Lisboa, atualizando as informações do bairro
Foto: Joyce Melo/ANF

Negócios e empreendedores locais, vagas de trabalho e os últimos acontecimentos do bairro compõem a página Sussuarana City. No ar desde 15 de fevereiro de 2020, o perfil se tornou referência entre os moradores do bairro de Sussuarana, em Salvador, e já soma mais de seis mil seguidores no Instagram.

De acordo com a jornalista e criadora da página, Adriele Lisboa, 23 anos, o propósito da página é trazer um portal completo para os moradores, com notícias sobre o bairro, desde a situação da Covid até a poda da árvore e a situação do trânsito. Mas também fortalecer os empreendedores locais através da divulgação dos seus negócios e compartilhar oportunidades de emprego.

Publicidade

“Vejo a página com um forte potencial para fortalecer os comércios do bairro e ajudar os microempreendedores, já que antes eles não tinham como divulgar porque os influenciadores que as lojas contratam para fazer provadores não é do bairro, então o público não é tão nichado", observou Adriele.

De acordo com um levantamento feito pelo Sebrae, com base em dados da Receita Federal, o Brasil registrou um número recorde de abertura de pequenos negócios no ano passado. Foram mais de 3,9 milhões de empreendimentos, aumento de 19,8% em relação a 2020. Sendo que, o Microempreendedor Individual (MEI), corresponde a 80% dos negócios abertos.

Visto que empreender por necessidade é comum na vida de moradores da periferia, diante das dificuldades enfrentadas pelo microempreendedor, ter uma rede local para se conectar com os seus clientes diretos foi fundamental para o crescimento da Aragon Travels, agência de viagens do empreendedor Lucas Gonçalves, 26 anos, morador de Sussuarana.

“Este empreendimento, que é meu e da minha namorada, a partir do momento que resolvemos divulgar no @sussuaranacity_, gerou uma proximidade com os moradores o que resultou em questão de pouco tempo novos clientes e novos seguidores para nossa página”, disse Lucas.

Publicidade

Assim como Lucas, a microempreendedora Elenir Kelly, 23 anos, divulga o seu negócio, Temperando com Amor, delivery de sopas e caldos. Mas, enquanto moradora, também acompanha o conteúdo da página constantemente. Assim, consegue se manter informada e comprar o que precisa sem sair do seu bairro.

"O que eu mais gosto de ver por lá, são as publicações de comércios do bairro e as informações quando tem promoções e acidentes, já que sempre está atualizado por lá. Considero o trabalho muito importante, pois é um mini jornal do bairro, um lugar de fácil acesso e é bem explicativa a página”, disse Elenir.

O auxiliar de engenharia, Pedro Henrique, 24 anos, conta que a página potencializou seu consumo local. “Porque tomei conhecimento de novas lojas e comércios no bairro”, disse ele

Além disso, sendo Sussuarana, uma localidade que engloba Nova Sussuarana, Novo horizonte e a Sussuarana Velha. Para Pedro Henrique, saber de tudo que acontece no bairro, numa rotina de trabalho diária, é muito difícil. 

Publicidade

“A página ajuda na divulgação de bastante coisa, como eventos e empreendedores locais. Já fui informado sobre falta de energia, dados de covid no bairro, obra do governo, eventos da CUFA, de passeata e doação de alimentos”, concluiu Pedro.

A partir desse entendimento, Adriele reforça a importância da valorização do comércio local, visto a quantidade de bons profissionais em Sussuarana, que devido a falta de divulgação, não conseguem clientes, pois os moradores acabam buscando os mesmos serviços em outros lugares.

“Hoje, os meus seguidores quando querem comprar algo vem até o direct ou no post do feed perguntar antes de sair para comprar. A partir disso eu vejo que cumpri meu objetivo de ser esse canal de informação para os moradores, de fortalecer e potencializar esse bairro tão único e afetivo para mim", finalizou Adriele.

Fique por dentro das principais notícias
Ativar notificações