Barbeira resgata estilo retrô em penteados masculinos no ABC

Aline Gonçalves é proprietária de salão em São Bernardo do Campo e mistura tendência de ecléticos e clássicos nos cortes de cabelo

22 dez 2022 - 16h10
(atualizado às 16h14)
A profissional precisou driblar o machismo para atuar no segmento
A profissional precisou driblar o machismo para atuar no segmento
Foto: alinebarberacademy/Facebook/Reprodução

Incentivada pelo irmão, que era barbeiro e trabalhava no salão de um amigo, a barbeira Aline Gonçalves Gazal, 33, aprendeu a fazer barba e cortar cabelos masculinos. Ela já era cabeleireira, tinha clientes para fazer cortes e unhas, mas surgiu a curiosidade de trabalhar com outro público.

“O primeiro cabelo que cortei foi do meu irmão, fiz na máquina. Na barba do meu esposo, improvisei um pregador de roupa de madeira e coloquei a lâmina para aparar os pêlos. Não tinha condições financeiras de comprar os materiais adequados”, comenta.

Publicidade

Em 2011, Aline abriu o primeiro salão com o nome “Aline Fashion Hair”, na garagem da casa da mãe, no Jardim Calux, periferia de São Bernardo do Campo, no ABC Paulista. O espaço era pequeno e a clientela era formada por pessoas do bairro.

“Foi um começo árduo montar meu salão, poucas pessoas me incentivaram, mas não desisti. Com o aumento da procura pelos cortes, no ano seguinte aluguei uma sala para atender melhor meus clientes”, conta.

Buscando se aperfeiçoar como barbeira, ela participou de cursos e workshops. Em 2016, durante um evento na cidade de São Vicente, no litoral de São Paulo, ela conheceu o Nariko Hairstyle, cabeleireiro do jogador Neymar da seleção brasileira, e fez apresentação de cortes de cabelo masculino junto ao profissional.

Nessa época, ela começou a usar o nome profissional de Aline Barber, por sugestão de Nariko. Ele fez uma postagem nas redes sociais ao lado da barbeira e o perfil dela ganhou 36 mil seguidores em um dia. “Ele é minha referência na área, foi sensacional estar ao lado de um profissional famoso”, explica entusiasmada.

Publicidade
Aline Barber abriu o primeiro salão em 2011, no Jardim Calux
Foto: alinebarberacademy/Facebook/Reprodução

No mesmo ano, Aline também participou do reality show “The Best Barber Brasil”, exibido pelo SBT. Em um dos episódios, ela tinha o desafio de cortar o cabelo na tesoura. Mas, com pouca experiência neste estilo de corte, foi eliminada da competição.

Ela conta que também enfrentou o machismo por ser mulher e atender ao público masculino, mas conseguiu driblar o preconceito e hoje se espelha em outras mulheres que estão na mesma área. “Isso mostra que o lugar da mulher é onde ela quiser”, diz.

Em 2020, antes da pandemia de Covid-19, abriu o salão “Aline Barber”, especializado em cortes masculinos e barba, no Jardim Beatriz, em São Bernardo do Campo. O espaço tem estilo retrô norte-americano e os métodos usados são o freestyle (desenhos na lateral do cabelo), o penteado pompadour (com topete na frente) e rockabilly hair (topete inspirado nos anos 1950).

Ela atende, em média, 800 clientes por mês (entre adultos e crianças), e a equipe é composta por mais três profissionais. Os jovens são os que mais procuram o corte freestyle. “Faço designer no cabelo do cliente, vejo qual estilo mais combina com o perfil dele. A barbearia no Brasil está em alta”, diz.

Publicidade

Em abril de 2022, Aline realizou o sonho de estudar com a equipe do ex-cabeleireiro inglês Vidal Sassoon (1928-2012), em Londres, na Inglaterra. Ela ficou alguns dias na cidade e aprendeu métodos de cortes para adotar no salão no ABC. “Trouxe na bagagem uma experiência incrível e fazer o curso fora do país é o diferencial para minha área”, explica.

Para o próximo ano, ela tem o plano de abrir uma escola de barbeiro e ensinar a profissão para outras pessoas. “Quero expandir meu negócio e ser referência na área”, finaliza.

Fique por dentro das principais notícias
Ativar notificações