A primeira edição da FESTALI será realizada nos dias 23 e 24 de novembro de 2025 no Grajaú, em São Paulo, celebrando Cruz e Sousa e os 25 anos de Capão Pecado, de Ferréz, com foco na valorização da literatura negra e periférica.
Entre os dias 23 e 24 de novembro, acontece a primeira FESTALI, evento voltado à celebração da palavra falada e escrita nas periferias da cidade de São Paulo. A festividade ocorrerá no bairro do Grajaú, em dois espaços fomentadores da arte e da cultura: o Pagode da 27 e o Circo Escola Grajaú, com participação de estudantes de escolas públicas da região.
Com o propósito de estimular a bibliodiversidade a partir do acesso a obras de autorias negras e periféricas, a FESTALI comemora os 164 anos de nascimento do poeta Cruz e Sousa com o lançamento do livro Histórias Simples & Uma Antologia Negra. Comemora-se, também, os 25 anos de Capão Pecado, livro do escritor Ferréz que abre a fase contemporânea da chamada literatura marginal ou periférica.
Histórias Simples é resultado da parceria entre a Com-Arte, editora laboratório do curso de Editoração da Escola de Comunicações e Artes (ECA-USP), e a Estação Povoar, editora que resultou do processo de incubação realizado pelo projeto de extensão universitária Periferia Livr@.
25 anos de Capão Pecado, um romance revolucionário
Criado em 2020, a Periferia Livr@ tem a missão de fortalecer a produção, o acesso, a discussão, o ensino e o consumo de literatura produzida nas periferias das cidades brasileiras e, em especial, de São Paulo.
Realizada em parceria com a Secretaria Municipal de Cultura e a Câmara Periférica do Livro, a FESTALI possui uma série de atividades gratuitas e indicadas para todos os públicos. Uma programação diversa, que conta com a participação e o apoio de importantes nomes da cena artística da cidade: musicistas, poetas, slammers e, principalmente, pessoas leitoras.
Na oportunidade serão comemorados os 25 anos de lançamento do romance Capão Pecado, de Ferréz, com a presença do autor ao lado de Binho, dono do famoso bar da zona Sul de São Paulo onde acontecia o histórico Sarau do Binho, que hoje ganhou uma nova sede, em Taboão da Serra.
Um livro sobre Cruz e Sousa
Com prefácio de Tom Farias e estabelecimento de texto de Thiago Mio Salla, Histórias Simples & Uma Antologia Negra constitui-se de um recorte temático na obra daquele que é considerado um dos maiores poetas da literatura brasileira.
A obra reúne poemas, escritos em prosa e correspondências nas quais o chamado Dante Negro trata do lugar, da condição e das múltiplas particularidades das pessoas pretas no Brasil. Se, em termos raciais, ele chegou a ser considerado uma espécie de alienado, um “negro branco”, hoje se tem mais informações sobre a atuação de Cruz e Sousa.
Ela atuou em prol da luta abolicionista, da problematização dos emparedamentos promovidos por nossa sociedade racista, bem como de sua abordagem da negritude em sentido amplo, com destaque para o ato de cantar a beleza da mulher negra e para a evocação da sensualidade africana, entre outros aspectos.
Serviço:
FESTALI
23/11/2025
Local: Biblioteca Pagode da 27
Endereço: Rua Manuel Guilherme dos Reis, 500 – Parque Grajaú, São Paulo – SP, 04842-280
24/11/2025
Local: Circo Escola Grajaú
Endereço: Av. Dona Belmira Marin, 2417 – Parque Brasil, São Paulo – SP – 04843-610
Veja programação completa AQUI.