Como é ser um homem negro, pobre e congolês no Brasil

Desde 2008 no país, Adrien Gyato Bowane já foi padre, professor, finalizou mestrado e hoje é garçom na região metropolitana de São Paulo

9 fev 2022 - 14h04
(atualizado em 14/2/2022 às 10h26)
Congolês Adrien Gyato Bowane
Congolês Adrien Gyato Bowane
Foto: Arquivo pessoal

Enquanto cuidava da lavoura junto com a mãe e quatro irmãos, não passava pela cabeça do pequeno Adrien Gyato Bowane que décadas depois estaria morando do outro lado do Oceano Atlântico. Aos 40 anos, o congolês é um imigrante no Brasil. Chegou ao país como padre, fez pós-graduação e mestrado, largou a batina, trabalhou como professor de francês, casou-se e hoje serve mesas como garçom em um restaurante.

Desde 2008 morando na cidade de São Paulo, Bowane percebeu a diferença de tratamento que os nativos têm em relação aos estrangeiros. Aprendeu durante esse período que as oportunidades de trabalho e relações interpessoais dependem da sua posição social e da cor da pele.

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Mesmo afirmando que tem um sotaque um pouco enrolado, Adrien diz em um português claro, aprendido em Maputo, capital de Moçambique, nos tempos em que foi seminarista: “Quando cheguei aqui tinha alguma situação social como padre. Tinha algum privilégio. Mas quando saí, virei um cidadão comum. Então, o grande desafio foi ser um estrangeiro pobre tendo que se virar no Brasil”.

De acordo com o Ministério da Justiça e da Segurança Pública, entre 2011 e 2020, 1.073 pessoas que nasceram no Congo foram registradas no Brasil, fazendo dos congoleses a terceira maior comunidade de refugiados do país, atrás apenas de venezuelanos e sírios. 

A terra natal de Adrien Bowane foi um dos países que teve uma das colonizações mais bárbaras da história da humanidade. Estima-se entre os historiadores que entre oito e dez milhões de pessoas foram mortas depois que o rei belga Leopoldo II invadiu as terras da África Central. Números comparados ao do Holacausto provacado pela Alemanha nazista como os maiores genocídios que se têm conhecimento. Populações inteiras foram escravizadas e os revoltosos dizimados ou amputados.

A República Democrática do Congo só conseguiu a sua independência em 1960 e, desde então, vive um longo período de conflitos internos. Dentro desse período, o território viveu 32 anos nas mãos do ditador Mobutu Joseph Désirée e passou a se chamar Zaire. Só em 1993 voltou a se chamar República Democrática do Congo e há cerca de 20 anos está em estado de guerra civil.

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O resultado é uma fuga em massa de cidadãos congoleses, para diferentes partes do mundo, das atrocidades dos conflitos armados existentes no país, considerado um dos mais pobres do mundo. As dificuldades para se viver e trabalhar onde nasceu foi um fator decisivo para que Adrien Bowane decidisse ficar no Brasil quando deixou de ser padre.

Infância e igreja 

Filho de um militar do exército congolês e de uma dona de casa, Adrien nasceu na capital do país, Kinshasa, mas quando ainda era uma criança a família se mudou para Isiro, atual capital da província de Haut-uélé. Lá, trabalharam na lavoura. De família católica, aos 12 anos Adrien entrou para o seminário onde fez parte do ensino fundamental. 

Desde muito cedo Bowane tinha o desejo de entrar para vida clerical e retornou ao seminário ao terminar os estudos. Foi através do trabalho missionário e de formação religiosa que o então estudante de filosofia deixou o país pela primeira vez.

“Em 2002, um ano depois do falecimento do meu pai, eu voltei para Kinshasa, mas como o país estava em guerra e dividido, eu não pude pegar o voo direto. Eram 2 mil quilômetros de distância. O Congo é muito grande, então eu tive que ir para Uganda, depois para Nairobi, no Quênia, para só então chegar a Kinshasa”.

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Depois de um período em Moçambique e tendo se ordenado padre missionário, Adrien tinha que escolher para que parte do mundo iria. “Tnha várias opções. Podia ir para Nairobi, voltar para o Congo, poderia ter ido para Roma ou Bogotá. Decidi vir ao Brasil porque tinha acabado de aprender a falar português”.

Junto com mais três outros padres congoleses, Bowane se instalou na zona sul da capital paulista. Ele lembra que neste período viu os primeiros indícios do racismo velado e estrutural brasileiro. Dentro da congregação em que ele atuava havia religiosos de outros países africanos e em pouco tempo eles se tornaram maioria.

“A gente tinha um tratamento diferente por parte de alguns brasileiros em relação às pessoas brancas. Elas sempre foram mais ouvidas e nós, africanos, sempre vistos com desconfiança. Isso é racismo e sempre será. A gente tinha um plano de saúde quando de repente a direção da congregação decidiu tirar o plano de saúde para os religiosos estrangeiros. Mas por que decidiu retirar esse plano de saúde? Porque o seminário já tinha 80 a 85 por cento dos padres que eram africanos negros”, lembra Adrien.

Estudos e casamento

Adrien e sua esposa, Aline
Foto: Arquivo pessoal

Bowane não entra em detalhes sobre os motivos que o levaram a abandonar a vida religiosa. Fora da igreja, precisava estender seu visto no Brasil e aliou essa necessidade ao prazer que sempre teve em estudar. 

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“Um professor brasileiro me convidou para fazer uma pós-graduação. Ele me perguntou se eu só queria prolongar o visto ou se queria estudar de verdade. Eu queria os dois. Eu sou africano, mas não sabia nada da África”, afirma Adrian, que depois da pós-graduação em em História da África e dos Negros no Brasil, fez mestrado em Ciências da Religião.

Durante pesquisas e aulas, conheceu Aline Conceição Nascimento, sua colega de classe, com quem se casou. O matrimônio deu a Adrien o visto permanente no Brasil. Em vez de tentar uma vaga para um doutorado, o congolês passou a dar aulas de francês em escolas de idiomas como forma de renda e mais uma vez se deparou com o racismo brasileiro.

“O racismo é muito  forte na questão do emprego. Fiz algumas entrevistas nas escolas de francês, mas em muitas não fui aceito porque eles queriam um francês nativo. Ora, claro que eu sou nativo como o congolês! A gente aprende francês desde criança, mas eles queriam um branco para a vaga. Uma pessoa nascida na França ou no Canadá”, explica.

Racismo e trabalho

A discriminação com africanos apresenta sua face mais dura nas relações trabalhistas. A morte de Moïse Kabagambe, assassinado a pauladas na praia da Barra da Tijuca, no Rio de Janeiro, após cobrar dois dias de trabalho que não tinham sido pagos, jogou sobre essa situação.

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Antes mesmo do caso Moïse, Adrian lembra de um caso que foi chamado para ajudar a trazer da África familiares de um congolês que morreu enquanto trabalhava em um frigorífico em Campinas, em 2016.

“Ele morreu porque o patrão dele não dava as roupas adequadas para trabalhar nas baixas temperaturas da câmara frigorífica. Ele morreu de pneumonia e teve várias partes do corpo em processo de congelamento”.

O próprio Bowane passou por isso. Mesmo com toda formação acadêmica que tem, trabalha atualmente como garçom. Mesmo assim procura não se queixar da vida. “Minha esposa é professora na rede estadual e concursada. A gente tem uma certa estabilidade financeira, graças a Deus”, explica Adrien, que vive com a mulher em Caieiras, região metropolitana da cidade de São Paulo.

Vivendo há 14 anos no país, Adrien Bowane sabe os desafios que é ser um homem negro, pobre e estrangeiro no país. Para ele, as questões de discriminação racial se intensificaram nos últimos tempos. “O Brasil é muito acolhedor, muito hospitaleiro em geral, mas tem pessoas que não gostam de estrangeiros aqui. São racistas e isso não se percebia antes da eleição do Bolsonaro. Depois disso, o brasileiro comum passou a manifestar livremente o seu racismo, o seu ódio e o medo em relação aos estrangeiros”.

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