SP: Conheça os finalistas da Taça das Favelas 2023, com jogos no Canindé

Com final marcada para o dia 18 de novembro, a Taça das Favelas Nacional será o próximo passo

14 nov 2023 - 16h46
(atualizado às 17h32)
Taça das Favelas São Paulo 2023 tem abertura dos portões prevista para 12h
Taça das Favelas São Paulo 2023 tem abertura dos portões prevista para 12h
Foto: Edi Elithe

No dia 18 de novembro, a Taça das Favelas São Paulo 2023 vai conhecer os times vencedores da terceira edição do campeonato, no Estádio do Canindé. Com a abertura dos portões prevista para 12h, Campanário-Diadema e Paraisópolis vão estrelar mais uma final emocionante, repetindo a partida feminina de 2022, disputando o troféu Alaide Maria de Conceição.

No masculino, Cidade Tiradentes. da zona leste, disputará o troféu Nivaldo Barreto com Campanário-Diadema, que garantiu duas vagas na grande final.

Publicidade

A nomenclatura dos prêmios é uma maneira de prestar homenagem a figuras significativas na história da Central Única das Favelas (CUFA), instituição responsável pelo torneio, em parceria com a In Favela, produtora do campeonato. Além disso, Paraisópolis, atual campeã da Taça das Favelas, se prepara para a sua terceira final seguida. 

“É com enorme prazer que chegamos a mais uma final, a terceira consecutiva. É sempre com humildade, respeitando os adversários. Foi difícil, mas é gratificante e a alegria parece ser a mesma da primeira vez”, disse Mônica Melo, técnica de Paraisópolis.

A final feminina do maior campeonato de futebol entre favelas está marcada para às 14h, enquanto a final masculina começa por volta das 15h30, ambas com transmissão ao vivo pela Globo. Os jogos terão duração de 30 minutos por tempo. Em situação de empate, a vencedora será determinada por meio de cobranças de pênaltis, com cada favela realizando cinco tentativas. 

A nomenclatura dos prêmios é uma forma homenagear figuras significativas na história da Central Única das Favelas
Foto: Edi Elithe

Uma grande conquista é o time Campanário estar presente em ambos os horários da programação, já que a favela de Diadema garantiu duas vagas na final, sendo representada tanto no torneio feminino quanto no masculino. Na edição anterior, as jogadoras conquistaram o vice-campeonato e agora terão a oportunidade de jogar novamente com Paraisópolis, visando o grande prêmio.

Publicidade

“Para mim está sendo uma sensação inexplicável, uma felicidade muito grande em estar representando não só a minha favela do Campanário como toda a minha cidade. Chegar com as duas categorias está sendo algo maravilhoso, ajudando esses jovens a realizar o sonho deles. E se Deus quiser, a gente sairá com o título para comemorar na nossa cidade, Diadema”, expressa Jean Sales, treinador das duas seleções.

O sonho de conquistar o troféu também está entre os objetivos da Cidade Tiradentes, que alcança sua primeira final, marcando também a estreia da zona leste na competição. Além disso, João Daniel, com 5 gols registrados, está na disputa pela artilharia do campeonato.

“Em 2019, saímos na segunda fase, e ano passado, na primeira, uma dor muito grande. Graças a Deus, conseguimos chegar na grande final em 2023. Está sendo um sonho colocar nossa favela na Globo, em evidência não só com tragédias e mortes, mas sim com esporte”, comemora Petros Henrique, técnico da Cidade Tiradentes.

A expectativa é que a Taça das Favelas São Paulo 2023 seja um grande evento, celebrando a favela e o impacto social
Foto: Edi Elithe

A expectativa é que o campeonato seja um grande evento, não celebrando apenas a favela, como também o impacto social por meio do esporte, conforme destacado por Geovanna Borges, diretora institucional da CUFA. “Assim como no Pacaembu e em Barueri, vamos escrever mais um inesquecível capítulo na história da Taça. Dia 18, no estádio do Canindé, será a consagração de um trabalho de um ano inteiro, que abre portas para todos os envolvidos no projeto.”

Publicidade

Além de São Paulo, diversos estados irão realizar a final da Taça das Favelas no dia 18 de novembro, com transmissão ao vivo pela Globo de cada estado. Após as finais, será realizada uma peneira entre os destaques de cada favela participante para determinar os jogadores e jogadoras que representarão seus estados no Favelão, a Taça das Favelas Nacional, prevista para acontecer no mês de dezembro, em São Paulo.

Serviço

Final da Taça das Favelas São Paulo 2023

Data: 18/11/2023 (sábado)

Local: Estádio do Canindé - Portuguesa

Abertura dos portões: 12h

Entrada franca

Publicidade

Endereço: Rua Comendador Nestor Pereira, 33 - Canindé

Final Feminina

Campanário - Diadema x Paraisópolis – 14h

Final Masculina

Cidade Tiradentes x Campanário - Diadema – 15h30

Fonte: Visão do Corre
Curtiu? Fique por dentro das principais notícias através do nosso ZAP
Inscreva-se