Revelada na Taça das Favelas, jogadora assina contrato profissional com o Vasco

Jovem negra de favela venceu barreiras e realiza um sonho que começou nos campos de terra das periferias cariocas

9 jul 2025 - 08h13
Zagueira Gabi Rocha é cria de Mesquita, na Região Metropolitana do Rio de Janeiro. Mora no último bairro da cidade.
Zagueira Gabi Rocha é cria de Mesquita, na Região Metropolitana do Rio de Janeiro. Mora no último bairro da cidade.
Foto: Divulgação

A zagueira Gabi Rocha, de 18 anos, assinou seu primeiro contrato profissional com o Vasco da Gama e agora integra a equipe principal feminina do clube. A jogadora se destacou nas edições de 2023 e 2024 da Taça das Favelas.

Gabi Rocha é moradora de Jacutinga, último bairro de Mesquita, na Região Metropolitana do Rio de Janeiro. A zagueira teve sua primeira participação na Taça das Favelas em 2023, representando a Cidade de Deus, chegando à semifinal.

Publicidade

Em 2024, retornou mais forte com a mesma equipe, foi campeã estadual e conquistou também o título nacional da Taça das Favelas em São Paulo, defendendo a seleção do Rio de Janeiro.

Gabi Rocha integrou o time campeão estadual e nacional da Taça das Favelas defendendo a seleção do Rio de Janeiro.
Foto: Divulgação

O desempenho de Gabi chamou a atenção do CF4, projeto parceiro do Vasco, onde Gabi disputou a Copa Rio Sub-20. A dedicação e a performance em campo renderam o convite para o elenco profissional do clube cruzmaltino.

“Foi uma sensação inexplicável, uma felicidade que não cabia no peito. Está sendo muito especial!”, comemora Gabi, que já enfrentou desafios financeiros e preconceitos para seguir no esporte.

“Usei tudo isso como motivação para mostrar que posso, sim, jogar bola. Assinar meu primeiro contrato foi a realização de um sonho”. Ela quer seguir conquistando títulos e inspirando meninas das favelas. “O segredo é não desistir. Perseverança e persistência são a chave do sucesso.”

Publicidade

Wellington Galdino, diretor executivo da CUFA, lembra que Gabi é “uma jovem negra, de favela, que venceu barreiras e hoje realiza um sonho que começou nos campos de terra da periferia”.

Fonte: Visão do Corre
Curtiu? Fique por dentro das principais notícias através do nosso ZAP
Inscreva-se