A empresária e influenciadora Luciana Bueno, de 46 anos, acorda às 7h para treinar por 1 hora, três vezes na semana. Seguindo esse lifestyle fitness, ela decidiu comprar um bom tênis para suas práticas recentemente. Luciana conta que pesquisou bastante, assistiu a vídeos de outras internautas, foi na loja física e adquiriu o modelo que considerou mais adequado.
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Luciana ilustra bem uma tendência que tem sido registrada neste verão: o aumento do consumo de itens de saúde e academia.
As mulheres brasileiras impulsionaram significativamente as vendas de produtos de saúde e bem-estar no e-commerce nacional, registrando um aumento de 98,4% em comparação ao período anterior, de acordo com dados da Neotrust Confi, empresa especializada em inteligência para o varejo online.
O levantamento mostrou que o público feminino elevou seus gastos de R$ 259,8 milhões para R$ 515,4 milhões entre os verões analisados. Homens também apresentaram crescimento no consumo desses itens, com um aumento de 77,9%, passando de R$ 421,2 milhões para R$ 749,3 milhões.
Os produtos que mais se destacaram incluem bicicletas ergométricas, esteiras elétricas, bolas para pilates, tênis esportivos, smartwatches e suplementos alimentares. Esses itens estão tradicionalmente associados à saúde, bem-estar e às resoluções de início de ano.
A análise abrangeu o período de 15 de dezembro de 2024 a 15 de janeiro de 2025, comparando-o com o mesmo intervalo do ano anterior.
Entre os produtos com maior crescimento nas vendas estão bolas para ginástica, pilates e ioga (aumento de 140,2%), tênis esportivos (105,7%), bicicletas ergométricas e de spinning (99,5%), esteiras elétricas e ergométricas (84,4%) e estações de ginástica e musculação (81,5%).
Destaca-se a categoria de tênis esportivos, que alcançou um faturamento de R$ 944,6 milhões, quase atingindo a marca de R$ 1 bilhão.
Em relação à faixa etária, a pesquisa mostrou que adultos entre 35 e 44 anos foram os principais consumidores, representando 32,3% das compras nessas categorias no verão atual. Em seguida, estão os indivíduos de 25 a 34 anos (32%), 45 a 54 anos (17,7%), até 24 anos (9,2%) e de 55 a 74 anos (8,4%). Pessoas com mais de 75 anos correspondem a apenas 0,4% do faturamento.
Regionalmente, o Sudeste liderou em faturamento, passando de R$ 415,9 milhões em 2023/2024 para R$ 748 milhões em 2024/2025, um aumento de 79%. O Sul registrou um crescimento de 92,8%, indo de R$ 100,2 milhões para R$ 193,3 milhões.
Embora com o menor faturamento, o Norte apresentou o maior crescimento percentual, de 104,8%, subindo de R$ 20,9 milhões para R$ 42,8 milhões. O Nordeste também cresceu 40,8%, enquanto o Centro-Oeste teve um aumento de 87,4%.