A plataforma de viagens Decolar analisou as tendências de viagem para o período de férias de verão, entre dezembro de 2025 e janeiro de 2026, e registrou aumento de cerca de 10% nas buscas por hospedagens em comparação ao mesmo intervalo do ano anterior.
No Brasil, o levantamento mostra o Rio de Janeiro no topo da lista de destinos mais procurados pelos viajantes.
Ainda no estado, Búzios (10ª) reforça a atratividade de destinos, enquanto São Paulo (SP) aparece em 15º lugar, impulsionada pelo interesse em turismo urbano, gastronomia e eventos culturais.
"Também observamos um aumento na procura por destinos com atrativos naturais e culturais, além da tendência de planejamento antecipado, que permite aproveitar promoções e garantir disponibilidade nos locais mais disputados", afirma Renata Dias, gerente de Vendas da Decolar, em nota enviada ao Viagem em Pauta.
Férias de verão
De acordo com o ranking divulgado pela Decolar, o Nordeste brasileiro domina a lista.
Com 9 cidades entre as 15 mais procuradas na região, a lista inclui Porto de Galinhas (2ª), em Pernambuco; Maceió (3ª), em Alagoas; a baiana Porto Seguro (4ª); e Natal (5ª), capital do Rio Grande do Norte.
O levantamento segue com Imbassaí (8ª), na Bahia; Maragogi (11ª), no litoral norte de Alagoas; Fortaleza (12ª), no Ceará; Salvador (13ª), capital da Bahia, e João Pessoa (14ª), na Paraíba.
A forte presença regional confirma o Nordeste como principal polo de lazer do Brasil, principalmente pela ampla variedade hoteleira, de sistemas all inclusive, experiências culturais e gastronômicas.
Completam o ranking os destinos do Sul, com Florianópolis (6ª), capital de Santa Catarina, a gaaúcha Gramado (7ª) e Foz do Iguaçu (9ª), no Paraná, reconhecidos por sua infraestrutura turística e diversidade de atrativos naturais.
* Este post não tem nenhum vínculo comercial ou editorial com o Decolar, e é uma publicação espontânea do editor do Viagem em Pauta.