Paris investirá 300 milhões de euros para aumentar segurança da Torre Eiffel

16 jan 2017 - 15h59

Paris quer renovar o espaço em volta da Torre Eiffel e aumentar sua segurança, em um investimento público de 300 milhões de euros, destacou nesta segunda-feira o jornal francês "Les Échos".

A prefeitura da cidade abriu em dezembro um concurso público destinado a arquitetos para a construção de novas infraestruturas e já entrou em negociações com o órgão que administra o monumento (SETE) para discutir como realizá-las.

Publicidade

O edital especifica que os projetos devem dar resposta eficaz a invasões de indivíduos a pé ou em veículos e a movimentos maciços de gente, assim como melhorar o acesso das forças de segurança e socorro, entre outros.

Dos 300 milhões de euros previstos no orçamento, 15 milhões serão destinados à instalação de barreiras de vidro e vegetação densa para delimitar um novo perímetro, que terá o dobro do tamanho do atual.

O acesso a um dos monumentos mais visitados da França, com cerca de sete milhões de turistas ao ano, segundo números da prefeitura, seguirá sendo gratuito, mas controlado, confirmou adjunto de Transportes e Turismo de Paris, Jean-François Martins.

Apesar do estado de emergência declarado pela França após os atentados jihadistas de novembro de 2015, Martins acrescentou que as reformas "não implicam o aumento da segurança em todos os pontos turísticos da cidade".

Publicidade

O jornal "Les Échos" também informou que os planos de reforçar a segurança serão mantidos mesmo após a retirada do estado de emergência, tendo em vista os grandes eventos que Paris pretende sediar nos próximos anos, como os Jogos Olímpicos em 2024.

  
Fique por dentro das principais notícias
Ativar notificações